Núcleo de Atividades de Engenharia promove palestra abordando metodologia Seis Sigma

No dia 05 de setembro alunos dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica do Centro Universitário do Sul de Minas receberam uma palestra abordando temas relacionados com a aplicação dos Seis Sigma e a importância para as empresas e os profissionais da área.

Seis Sigma são ferramentas que servem para monitorar de forma adequada a qualidade de uma empresa, de uma usina, de uma fábrica. Assim, é possível monitorar e controlar se algum defeito surgir, alguma anomalia acontecer, tornando possível mapear e propor uma ação corretiva.

O Engenheiro Ricardo Nagano, palestrante da atividade, apresentou os conceitos essenciais para atuação de um profissional como Green Belt. O Green Belt é o membro dentro do programa Seis Sigma responsável por liderar e executar projetos estratégicos de melhoria contínua na própria área da qual já faz parte. As funções mais comuns ocupadas e exercidas por estes profissionais dentro das suas companhias são de analistas, engenheiros, supervisores e coordenadores.

Ricardo enfatizou os diferenciais necessários para os profissionais da Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica em relação a cursos extracurriculares, idiomas, habilidades e outros requisitos indispensáveis para um bom posicionamento de mercado. “Acredito que este tipo de evento auxilia na formação do aluno no sentido de abranger conhecimentos além da sala de aula. Nós temos nos preocupado em oferecer possibilidades como esta dentro dos cursos de Engenharia, justamente para termos um profissional diferenciado no mercado de trabalho”, comentou o Coordenador dos cursos, Prof. Roger Rodrigues.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Atividades de Engenharia (NAE) na Cidade Universitária.