Novo Instituto de Ciência e Tecnologia será inaugurado no dia 14 de junho em Varginha

A região Sul de Minas terá um novo Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) que pode elevar o patamar da matriz econômica da cidade. No dia 14 de junho será lançado o ICT Cesullab, em um evento que contará com a presença do Superintendente de Inovação do Estado de Minas Gerais, Pedro Vaz.

Os pilares de atuação do ICT serão a integração dos diversos atores do ecossistema de Inovação, a busca por fomento para projetos, a realização de eventos com as temáticas de inovação, empreendedorismo e desenvolvimento regional, além das conexões com outros ambientes e ecossistemas de inovação espalhados pelo mundo todo.

O lançamento do ICT Cesullab é um novo marco do trabalho que foi iniciado pelo Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL) em 2015. O Conselho foi concebido para reunir as mais importantes lideranças empresariais do Sul do Estado a cada 45 dias para debater como promover um ambiente colaborativo na busca da melhoria e atratividade do ambiente de negócios e investimentos na região.

Além das reuniões, os empresários fizeram missões para conhecer ecossistemas de inovação em Santa Catarina, que é referência no Brasil, no Vale do Silício (EUA), em Israel e em países da Europa. Eles decidiram em 2020 fundar um hub de Inovação para conectar os atores do ecossistema de inovação do sul de Minas, assim surgiu o Cesullab. Após 3 anos de trabalho com as principais organizações da nossa região, atuando como uma instituição privada, surge a missão de acelerar a transformação do Ecossistema. Para tal, o Cesullab está evoluindo para uma associação privada sem fins lucrativos, que funciona em um modelo associativista, com empresas fundadoras, mantenedoras e integrantes (associados) do ICT Cesullab.

Para dar início a este movimento, o ICT Cesullab conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Varginha e tem 9 empresas fundadoras: BRAVA Inovação Corporativa, Diretriz Tecnologia, Grupo Educacional Unis, Grupo Inter Aduaneira, Lojas Edmil, MGM Corp, Porto Seco Sul de Minas, Rede Inova de Drogarias e Sicoob Credivar. A associação ao Instituto Cesullab de Ciência, Tecnologia e Inovação será possível para empresas de qualquer porte, para instituições de ensino, para instituições públicas e até para pessoas físicas e ocorrerá por meio de diferentes planos de parceria ou de assinaturas anuais que darão acesso a benefícios exclusivos, como: participação em eventos; mentorias com os principais profissionais da nossa região e também das grandes empresas que atuam no Brasil; conteúdos de valor; conexões com startups de todo o país, entre outros.

Segundo o diretor-presidente do ICT Cesullab, Gustavo Franco, o evento do dia 14 de junho simboliza uma transição importante de ciclos de maturidade do trabalho de fomento à inovação do sul de Minas: “Estamos evoluindo enquanto Ecossistema de Inovação e agora precisamos acelerar este movimento para que nossa região se torne um polo global de Inovação. O Instituto Cesullab nasce com foco em integrar as diversas iniciativas da nossa região e promover a inovação aberta”, comentou Gustavo.

Alan Fernandes, fundador da Rede Inova de Drogarias e presidente do conselho de administração do ICT Cesullab ressalta a importância deste trabalho coletivo em prol do desenvolvimento regional: “O ICT irá impulsionar nosso desenvolvimento econômico através da colaboração entre empresas, do desenvolvimento de talentos regionais e da parceria com o setor público e privado. Entendemos essa essencialidade para o desenvolvimento regional, e estamos comprometidos com esse objetivo. Acreditamos que a colaboração dos diferentes atores nos ajudará a aproveitar ao máximo a inovação. Nossa visão é de longo prazo, e estamos agindo agora. Parabéns a todos os envolvidos, é gratificante fazer parte desse movimento!”, concluiu Alan.

A cerimônia será exclusiva para convidados. Após a inauguração, os canais de contato do ICT Cesullab estarão abertos para que empresas e profissionais se associem à instituição e também contribuam para a construção do ecossistema.