Metodologias Ativas: professor de Ciências Contábeis usa Desing Thinking para ensinar conceitos empresariais

Com o objetivo de estimular o entendimento, criação, teste e aplicação de conceitos como Reorganização Societária, Cisão, Fusão e Incorporação, nos alunos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Três Pontas (Fateps), o Prof. Thiago Mesquita Pereira utilizou de metodologias ativas através da ferramenta “Design Thinking”.

Desing Thinking é um processo crítico e criativo que permite organizar as informações e ideias, tomar decisões, aprimorar situações e adquirir conhecimento. O Design Thinking é uma forma de resolver problemas, desenvolver produtos e projetos baseada no pensamento dos designers. Fazem parte do pacote: pesquisa, brainstorms, seleção de ideias e prototipagem.

Dentro da Metodologias Ativas, o aluno torna-se protagonista do seu aprendizado, deixa de atuar no ensino tradicional onde o professor e detentor de todo o saber e passa a figurar como parceiro dos professores na construção do ensino-aprendizagem, o professor atua na figura de mentor dos alunos que são instigados a pesquisar e interagir um com outro.

Foi um momento de bastante aprendizado e entretenimento ao mesmo tempo, atingindo assim, o objetivo da utilização das Metodologias Ativas que é colocar o aluno como o centro do processo de aprendizagem”, comentou o Prof. Thaylor Duarte.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos