Metodologia Ativa é tema de artigo para professores do Grupo Unis

nidia

A professora Nídia Mirian Rocha Félix foi uma das autoras do artigo intitulado “Metodologia ativa: inovação didática no ensino de Física”. Ela contou com a ajuda do também professor Rodrigo Cesarino Ferreira e teve como inspiração uma atividade desenvolvida para o PIC, (Projeto Interdisciplinar de Curso) do curso de Física no ano de 2014. “Partindo da elaboração do PIC, vimos a possibilidade de ampliar a ideia e aplicar a metodologia em sala de aula, como forma vivencial e potencializadora de uma melhoria da prática pedagógica”, explica.

O trabalho demonstrou uma proposta, não recente, mas que tem trazido inovação para o ensino/aprendizagem de forma significativa dentro da disciplina de Física, através da prática da metodologia ativa, que combina metas de incentivo e uso de processos de ensino que valorizam o tempo em sala de aula. A proposta demonstra a aprendizagem ativa dos conteúdos por parte dos alunos, e não somente a transmissão de informações. Através desse método, o professor trabalha de forma mais assertiva devido à alteração da dinâmica em sala de aula, focando na compreensão conceitual e não na simples memorização que é característico no ensino tradicional.

O projeto foi piloto e o resultado do artigo foi divulgado e publicado no I Encontro de Práticas Pedagógicas nos Cursos de Licenciatura – IESP – Campus Itapetininga. O objetivo é dar continuidade à pesquisa, visando a melhoria da prática pedagógica desenvolvida pelos professores envolvidos e divulgação para a comunidade acadêmica de experiências vivenciadas.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos