Mais de 30 profissionais de Tecnologia da Informação se reúnem na Cidade Universitária para debaterem a importância dos dados

No dia 07 de novembro a Cidade Universitária recebeu o terceiro encontro de 2019 do Grupo de Tecnologia da Informação e Projetos (G²TI). O Grupo se reúne para debater temas das áreas de tecnologia da informação e projetos com relevância para as organizações da região.

Na ocasião, 34 participantes representando 17 empresas estiveram no encontro que, através de um painel, promoveu um debate sobre o tema “O mundo em dados”, que contou com a participação dos palestrantes Carlos Melo e Pedro Pichatelli, e a mediação de Nelson Robson, Supervisor de TI da INTER ADUANEIRA, professor universitário e mestrando em Gestão e Desenvolvimento Regional no Grupo Unis e Kelvin Vieira, Coordenador de Operações Corporativas do Grupo Unis, com MBA em Gestão Estratégica e Inteligência em Negócios e especialização em Gestão de Segurança Pública & Privada e Docência no Ensino Superior.

Carlos Melo é graduado em Ciências Aeronáuticas pela AFA, possui mestrado em Ciências e Tecnologias Espaciais pelo ITA, e atua como piloto da Força Aérea Brasileira e Data Scientist no Centro de Operações Espaciais (COPE). Pedro é graduado em Sistemas de Informação pelo Mackenzie, passou por empresas como Itaú, Magazine Luiza e B2W. Atualmente é Engenheiro de Dados na Kramp (HOL), um dos maiores e-commerces de peças para agronegócio da Europa.

Nunca se falou tanto sobre a importância de captar dados e usá-los para fazer uma empresa crescer. Mas tanto quanto são essenciais, são complexos, e geram enormes gaps. O encontro buscou promover discussões a respeito das aplicações e implicações desse mundo dos dados, passando por tópicos como Data Science, Big Data, Small Data, Data Lake, Data Swamp e Analytics.

No encontro foi anunciado também que a partir de 2020 os encontros do G²TI contarão com o patrocínio do Café Perfetto Grano, pertencente à Cooperativa Minasul.