Mais de 30 professores do Ensino Médio participam de curso sobre Metodologias Ativas em Pouso Alegre

As Metodologias Ativas são realidade no Grupo Unis. Nesse processo o aluno é um dos principais agentes na aprendizagem, deixando de ser somente um receptor de conhecimento.

Pensando em estender a prática para outras vertentes, no dia 10 de abril foi realizado no Unis Pouso Alegre um curso de Metodologias Ativas, oferecido para professores do Ensino Médio das cidades de Pouso Alegre, Ipuiuna, Conceição dos Ouros e Cachoeira de Minas. A atividade contou com a participação de mais de 30 profissionais.

O objetivo é capacitá-los para aplicação dessas Metodologias, aliando conhecimento e prática, tirando o professor somente da condição de transmissor de informações e o colocando no papel de orientador que oferece oportunidades, materiais e estratégias adequados para a aprendizagem, podendo, ainda, identificar as potencialidades dos estudantes e ajudar a desenvolvê-las.

A unidade do Unis em Pouso Alegre conta com um amplo espaço trabalhado especificamente para possibilitar a prática das Metodologias Ativas. As salas de aula foram construídas com o intuito de promoverem a interatividade e permitirem uma maior autonomia e dinamismo ao aluno, que é protagonista nesse método de aprendizado.

O curso foi ministrado pelos professores do Grupo Unis Lucas Rosa Paiva e Nilton Santos Portugal. “A aprendizagem ativa leva o aluno a conhecer de forma significativa o conhecimento. Nesta metodologia os alunos são encorajados a terem pensamentos mais críticos e a monitorar sua compreensão”, ressalta o Coordenador do Unis Pouso Alegre, Prof. Juarez Monteiro Resende.