Laboratório da Cidade Universitária recebe doação de equipamentos para desenvolvimento de pesquisas

A Mineração Santo Antônio é uma grande produtora de agregados para concreto na região do sul de Minas.

A estrutura física existente na empresa, aliada à necessidade de controles tecnológicos periódicos dos agregados, possibilitou uma proximidade entre o Grupo Unis e a Mineração para o desenvolvimento de pesquisas científicas envolvendo alunos e professores do curso de Engenharia Civil.

Foram realizadas algumas reuniões entre o Coordenador de Engenharia Civil Prof. Ivan Francklin, o Gestor das Engenharias Prof. Luiz Carlos Vieira Guedes e o Diretor da Mineração Santo Antônio, o Engenheiro Civil Joao Carlos Faig de Oliveira, onde foram concretizadas as propostas de pesquisas envolvendo estudos mais específicos como a reação álcali-agregado, por exemplo, nas rochas gnáissicas exploradas pela empresa.

Para a realização destes estudos são necessários equipamentos não disponibilizados pelos laboratórios da Cidade Universitária. Como contrapartida para o desenvolvimento destas pesquisas, a Mineração Santo Antônio forneceu estes equipamentos como doação ao Laboratório de Materiais de Construção”, explicou o Prof. Ivan.

Foram doados materiais como aparato para determinação da reatividade potencial álcali-agregado, composto pelo pórtico, barra padrão, relógio comparador de 0,001 mm, moldes prismáticos e pinos de referência em inox. “Além de melhor estruturar o Laboratório de Materiais de Construção Civil, estes equipamentos irão oportunizar aos nossos pesquisadores e estudantes novas frentes de pesquisa na área de tecnologia de concretos”, comentou o Prof. Ivan.

Estes estudos tecnológicos serão executados por estudantes de Engenharia Civil orientados pelos professores do curso, onde os resultados produzidos serão disponibilizados sem custos à Mineração Santo Antônio. Pretende-se publicar estes estudos em formato de artigo científico além de Projetos Interdisciplinares de Curso e Trabalhos de Conclusão de Curso.