Júri Simulado leva alunos e professores ao tribunal em Três Pontas

Um crime passional. Motivada pelos ciúmes, uma mulher feriu outra a facadas. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Este foi o júri simulado a que os alunos do 7º período do curso de Direito da FATEPS participaram no último dia 27. Liderados pelo Prof. Evandro Marcelo dos Santos, os universitários exerceram as funções de Promotores de Justiça, Advogados de Defesa, Oficiais de Justiça e Juiz. Outros alunos da mesma turma simularam as testemunhas e a ré. Já os alunos do 3º período foram sorteados para compor o conselho de sentença, formado por sete jurados.

Atividades como essas trazem mais embasamento para a formação do estudante. “O Grupo Unis tem estimulado a utilização das metodologias ativas. Iniciativas como essa colocam o estudante na condição de protagonista e suscitam neles um interesse ainda maior pela profissão que estão abraçando“, relata o Coordenador do curso de Direito da FATEPS, Prof. Ricardo Morais Pereira.

O júri simulado teve sentença ao final. A ré foi condenada a 10 anos de reclusão em regime fechado. Será que essas ações são realmente eficazes para o aprendizado do aluno? Diego Mendonça, que estava entre os participantes, afirma que sim. Segundo ele, “foi uma experiência incrível poder participar como membro do Ministério Público, até porque a ideia inicial de cursar Direito surgiu quando conheci e fui pela primeira vez a um Tribunal do Júri. Quanto à minha participação no júri, acredito que consegui desempenhar o que eu tinha em mente desde quando começamos a estudar o processo e foi de grande valia a oportunidade. Esse júri simulado, além de acrescentar na nossa presente vida academia, sem dúvidas fará grande diferença no meu futuro profissional e de todos os alunos de direito da FATEPS”.