Índice de Confiança do Conselho Empresarial do Sul de Minas aponta otimismo econômico de empresários da região

O Índice de Confiança do Conselho Empresarial do Sul de Minas – Regional Varginha (IC-CESUL Varginha) consiste em uma pesquisa realizada com empresários durante as reuniões plenárias do CESUL. A sua aplicação fica a cargo do Departamento de Pesquisa do Grupo Unis em parceira com a Associação Comercial e Industrial de Varginha (ACIV).

O índice apresenta a percepção dos empresários membros do CESUL quanto a seis quesitos ligados diretamente ao desempenho das suas empresas, são eles: vendas, inadimplência, segmento empresarial, investimentos, contratações e economia nacional. O resultado apurado permite compreender o contexto regional e auxiliar os empresários e demais agentes econômicos na tomada de decisões.

Na primeira pesquisa de 2019 o Índice Geral do IC-CESUL ficou em 113,25. “Quando o resultado se apresenta acima de 100 indica que os empresários estão, de uma forma geral, mais otimistas em relação à média dos quesitos pesquisados”, explicou um dos responsáveis pela pesquisa, Prof. Dr. Pedro dos Santos Portugal.

De uma forma mais específica evidenciaram-se expectativas muito positivas com relação aos quesitos internos das empresas (contratações, investimentos e vendas) o que pode contribuir fortemente para a recuperação econômica da nossa região. Também cabe salientar o otimismo atual e futuro em relação aos segmentos de atuação das empresas pesquisadas”, concluiu o Prof. Pedro.

A pesquisa pode ser acessada clicando aqui.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos