Índice da cesta básica sobe 3,52% em Pouso Alegre

O Índice da Cesta Básica de Pouso Alegre (ICB – Faculdade Unis Pouso Alegre) teve alta de 3,52% no início de novembro em comparação com outubro.

Os produtos com maiores elevações foram tomate, banana, arroz e café em pó, enquanto que as quedas mais acentuadas ocorreram na farinha de trigo, batata e leite integral. No período de doze meses, o valor da cesta básica na cidade acumula alta de 13,50%. No acumulado deste ano de 2022, entre janeiro e novembro, a elevação atinge 12,81%.

O levantamento das informações para o cálculo do índice ocorre através da coleta de preços dos 13 produtos que compõem a cesta básica nacional de alimentos nos principais supermercados de Pouso Alegre, usando como base a metodologia aplicada pelo DIEESE nas principais capitais do país.

Em novembro, o valor médio da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta na cidade de Pouso Alegre é de R$653,62, correspondendo a 58,30% do salário mínimo líquido. Dessa forma, o trabalhador que recebe um salário mínimo mensal precisa dedicar 118 horas e 39 minutos por mês para adquirir essa cesta.

Ao compararmos os resultados do mês de novembro com outubro, é possível verificar que dos 13 produtos componentes da cesta básica pesquisada em Pouso Alegre, 6 tiveram alta nos preços médios: Tomate (38,76%), Banana (9,95%), Arroz (3,60%), Café em pó (3,26%), Carne bovina (1,41%) e Óleo de soja (1,14%). Sete produtos tiveram queda nos seus valores médios: Farinha de trigo (-4,59%), Batata (-4,58%), Leite integral (-3,87%), Açúcar refinado (-1,37%), Pão francês (-1,21%), Feijão carioquinha (-1,01%) e Manteiga (-0,66%).

O levantamento deste mês na cidade de Pouso Alegre nos permite algumas constatações importantes. Primeiramente, que o comportamento das safras e da demanda interna e externa estão sendo determinantes para a dinâmica dos preços e tal realidade deve se manter no curto prazo. Segundo, as elevações consecutivas ocorridas em outubro e novembro fizeram o valor da cesta básica atingir o segundo nível mais alto neste ano de 2022, provocando forte impacto no orçamento das famílias assalariadas.

A chegada da safra de verão dos hortifrutigranjeiros deve trazer uma queda nos preços destes produtos nos próximos meses, porém tornam-se necessárias novas políticas de incentivo à produção e oferta interna de produtos alimentícios a fim de minimizar os impactos da inflação da cesta básica na população.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.