Grupo Unis promove inovação através do evento Startup Maker

A inovação é um dos valores institucionais do Grupo Unis, e assim o incentivo ofertado aos alunos para desenvolverem novas ideias, e promoverem mudanças significativas no meio em que atuam é constante. Com esse pensamento, foi realizado entre os dias 19 e 21 de maio a Startup Maker, um evento onde os alunos criam um protótipo para auxiliar na solução de um problema.

De acordo com o responsável pelo Centro de Empreendedorismo, Pesquisa e Inovação – CEPI, Prof. Dr. Fabricio Pelloso, a proposta do evento é que os alunos criem um protótipo em um final de semana. “Tivemos a participação de 32 alunos. Cada um deles deu uma ideia de solução de um problema. A seguir tanto mentores, como alunos, votaram nas melhores ideias. Assim, as cinco melhores foram eleitas. A seguir, os grupos foram montados para trabalhar as ideias vencedoras (marketing, negócio, produção e fabricação)”, explicou.

O evento é realizado em parceria com o Sebrae e com a participação de mentores (professores do Unis, consultores do Sebrae e entusiastas de empreendedorismo). Foram dadas diversas formações aos alunos, contemplando 54 horas de atividade.

O trabalho desenvolvido pelos alunos Aniele Cristina Guimarães, Bruna Carletto Gomes, Gabriel Marcos Custodio de Oliveira e Bruno Marcelo Oliveira, dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Medicina Veterinária e Engenharia Civil, com o tema: “Robotização para secagem do café”, foi eleito o vencedor dessa edição do evento. “A Startup Maker trouxe uma experiência diversificada para os participantes, sendo possível perceber como o trabalho em equipe, a troca de experiências e a nossa região pode fornecer tecnologia e soluções para nosso mercado. O Unis realizou um bom investimento em produtos de hardware para que os grupos pudessem ter ideias livres. Disponibilizamos kits de arduíno, radiuino e também a impressora 3D para modelagens”, concluiu o Prof. Fabricio.