Grupo de Estudos Econômicos do Sul de Minas e Unis desenham mapa do PIB Sul Mineiro com dados do IBGE

No dia 16 de dezembro de 2020 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Produto Interno Bruto (PIB) de todos os municípios brasileiros. Em um trabalho conjunto, o Grupo de Estudos Econômicos do Sul de Minas Gerais (GEESUL), o Departamento de Pesquisa do Unis, o Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional e o Cesul Lab realizaram um estudo sobre os resultados do PIB alcançado pelos municípios do Sul de Minas.

Considerando os 155 municípios que compõem a região, o resultado da produção em 2018 totalizou R$ 81,9 bilhões em preços correntes. Aplicando o deflator do PIB o valor real da produção é de R$ 78,4 bilhões, representando um crescimento econômico real de 4,32% em relação a 2017.

Os dez maiores municípios do Sul de Minas por PIB em 2018 foram os seguintes:


Importante salientar que em 2017 a soma do PIB dos dez maiores municípios representava 53,16% do total da região, já em 2018 essa participação subiu para 55,31%. Isso demonstra um aumento, mesmo que pequeno, na concentração da produção do Sul de Minas nestas localidades.

Outra importante medida é o PIB per capita, que apresenta o total da produção (PIB) dividido pela população estimada do município. Em linhas gerais, demonstra o quanto da produção em média caberia para cada habitante do município. Veja os dez municípios com maior PIB per capita:

Por fim, cabe salientar a taxa de crescimento econômico dos municípios, relacionando os dez que tiveram o maior nível desse crescimento em 2018 comparado com 2017:

O objetivo destas notas é apresentar em linhas gerais esse resultado. Estudos mais específicos ainda serão realizados e os municípios podem demandar do GEESUL e do Departamento de Pesquisa do Unis análises mais pormenorizadas sobre suas realidades, principalmente no que tange à vocação econômica destes territórios e a dinâmica do PIB desde o ano de 2003.

A publicação original pode ser acessada clicando aqui.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos