FIC promove Projeto Informática Lúdica na APAE de Cataguases

O conceito da inclusão digital vem se tornando cada vez mais comum em uma sociedade onde a atuação e o conhecimento tecnológico são tão relevantes. Com isso em mente, alunas do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Cataguases – FIC, estão ministrando aulas lúdicas de informática na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, de Cataguases.

As alunas Maraiza Simplício e Lidiane Gregório, bolsistas da Instituição, atuam desde 2016 nesse projeto, preparando e aplicando conteúdos ministrados nas oficinas que ocorrem no laboratório de informática da APAE, instituição parceira da FIC no projeto. “O presente projeto está alicerçado na construção do saber através das tecnologias de informação e comunicação. O projeto além de potencializar o aprendizado dos discentes da FIC, tem por objetivo incluir crianças portadoras de necessidades especiais no universo das tecnologias comunicacionais. Os discentes através de jogos educativos e lúdicos no ambiente virtual promovem a integração das crianças e contribuem com o reforço no aprendizado”, explicou uma das orientadoras do projeto, a Coordenadora do curso de Pedagogia Profa. Ma. Juliana Iennaco.

O projeto atende 42 alunos no turno da manhã e 76 no turno da tarde, totalizando 118 estudantes que contam com a orientação de duas professoras do curso de Pedagogia da FIC, Profa. Juliana Iennaco e Profa. Mágda Mazini. “Entre os resultados esperados estão: integração dos discentes do curso de pedagogia da FIC, nas práticas diárias do ambiente escolar; inclusão virtual dos alunos da APAE; possibilidade de favorecer o aprendizado através do universo lúdico”, concluiu a Profa. Juliana.