Ex-goleiro Aranha fala sobre diversidade étnico-racial em palestra que antecipa o 9º Congresso Internacional do Grupo Unis

Está chegando a 9ª edição do Congresso Internacional do Grupo Unis, um evento tradicional da instituição que conta com atividades para todos os públicos do meio acadêmico e da sociedade.

Entre os dias 22 e 26 de maio, o Congresso que traz foco no tema “Somos únicos em um mundo diverso”, vai trabalhar a diversidade e a inclusão nas organizações, com atividades virtuais e presenciais, entre palestras, oficinas, minicursos, workshops, debates e práticas.

Pensando em preparar e aquecer o público para o início do Congresso Internacional, na última terça-feira (09/05) alunos e professores do Unis receberam na Cidade Universitária, Mário Lúcio Duarte Costa, mais conhecido como o  ex-goleiro Aranha, que conduziu um bate-papo sobre diversidade étnico-racial e o racismo e suas repercussões dentro das universidades.

Durante sua fala, Aranha contou um pouco da sua trajetória no esporte, onde atuou profissionalmente entre 2000 e 2018 por diversos clubes como Ponte Preta, Atlético Mineiro, Santos, Palmeiras e Avaí, onde enfrentou situações de racismo que colocaram o atleta em uma posição de reconhecimento nacional. Para além do esporte, Aranha sempre foi símbolo no combate ao racismo, desde sua juventude, o que o levou a ser premiado pelo Ministério dos Direitos Humanos em 2014.

Essa atuação conduziu Aranha a se colocar também como autor, escritor e palestrante, lançando em 2021 o livro “Brasil Tumbeiro” e “José do Patrocínio”, em 2022, firmando sua atuação como um expoente na luta contra o racismo e na conscientização de jovens e adultos através dos seus livros e palestras.

Durante o evento, Aranha contou suas experiências pessoais e profissionais envolvendo o enfrentamento ao racismo, respondeu perguntas dos alunos e professores presentes e também se colocou à disposição para autografar exemplares do seu primeiro livro “Brasil Tumbeiro” que puderam ser adquiridos pelos presentes, e que também agora fazem parte do acervo da biblioteca do Grupo Unis, estando à disposição de todos os alunos da instituição.

O Unis acredita e defende que a diversidade, em todas as suas esferas, constitui os seres humanos e o fazem seres únicos, por isso esse tema foi escolhido como foco das discussões e práticas do 9º Congresso Internacional, para que consigamos mobilizar o meio acadêmico, profissional e a sociedade em torno de um mesmo objetivo, de colocar em prática ações e reflexões que tragam mais diversidade e inclusão para os nossos espaços.

Mais informações sobre o 9º Congresso Internacional podem ser encontradas no site: ci.unis.edu.br.