Estudantes estrangeiros avaliam semestre em Varginha

Os estudantes estrangeiros que participam de programas de mobilidade acadêmica neste semestre em Varginha, avaliaram a sua estadia no Brasil. Os universitários do Chile, Paraguai, Bolívia, Argentina e Portugal, apresentaram um trabalho de conclusão na tarde da última quarta-feira, dia 25 de novembro, na Cidade Universitária.

Em duplas ou trios, os alunos apresentaram um resumo do que aprenderam nas três palestras oferecidas especialmente para eles: “Empreendedorismo”, “Inovação ” e “Internacionalização”; além de partilhar um pouco do que a experiência de um intercâmbio agregou em suas vidas pessoal, acadêmica e profissional. Uma banca avaliou e pontuou as atividades.

“Todas as experiências que adquirimos ao longo deste caminho farão a diferença em nossos currículos. Hoje, ser internacional é mais que fazer a diferença, é uma atitude! O que vivi neste intercâmbio levarei comigo por toda a vida, ninguém mais vai tirar isso de mim”, enfatizou o aluno português Gustavo Rocha.

Para o Coordenador de Relações Internacionais do Grupo Unis, Prof. Genaro Campregher, houve uma considerável evolução dos intercambistas ao longo deste semestre. “Muitos chegaram aqui sem pronunciar direito uma única palavra em português. Sem dúvidas, a oportunidade de estudar em salas de aula brasileiras e também fazer um estágio em alguma empresa relacionada aos seus cursos de graduação, ampliou horizontes. Isto, sem contar o enriquecimento cultural e diversos outros ganhos proporcionados por iniciativas como esta”, completa.

“Encontrei pessoas incríveis aqui. Estou surpreendido com a forma que nos acolheram! Vale muito a pena participar de um programa de mobilidade acadêmica, recomendo a todos. Agradeço muito ao Grupo Unis pela oportunidade”, ressaltou o estudante Christian Larraín, do Chile.

“Costumo dizer que esta é uma experiência multicultural. Aprendemos muito com cada dificuldade e desafio que enfrentamos. Conviver com pessoas de vários países foi extremamente rico. Pudemos também promover um pouco de nossa cidade, cultura e gente”, concluiu o aluno paraguaio, Gabriel Guido.

Os estudantes estrangeiros permanecem em Varginha até o início da segunda quinzena do mês de dezembro. Para 2016, novos intercambistas desembarcam na cidade no final do mês de janeiro.