Estudantes do Colégio CRA visitam aldeia indígena em Itinerário Formativo

Os alunos do Ensino Médio do Colégio CRA visitaram a aldeia indígena da tribo Xucuru-Kariri, no município de Caldas (MG). A visita fez parte do encerramento da disciplina eletiva Cultura Indígena, oferecido ao segmento durante este ano.

Os Xucuru-Kariri são a união de duas etnias indígenas distintas. Eles são oriundos do estado de Alagoas e chegaram a Caldas, aqui no Sul de Minas, em 2001, após receberem terras da União para o assentamento definitivo. Na aldeia, vivem cerca de 150 pessoas.

Os alunos do Colégio CRA foram recebidos pelo cacique Jânio Ferreira do Nascimento, o Jal. Durante a visita, puderam conhecer um pouco dos costumes indígenas, artesanato e comidas típicas. Os estudantes do Grupo Unis, em gratidão à hospitalidade recebida, apresentaram um número de dança, a partir de uma música escolhida pelos anfitriões com antecedência.

A disciplina Cultura Indígena é uma das 24 opções de eletivas ofertadas pelo Colégio CRA ao Ensino Médio durante o ano de 2022. Essas disciplinas fazem parte das mudanças propostas pelo Ministério da Educação (MEC), os Itinerários Formativos, obrigatórios ao segmento a partir deste ano.