Estudante de 16 anos vence Olimpíada Mineira de Química

Gabriel Braga Pinheiro de Faria está no 2º Ano do Ensino Médio. Ele, que estuda no Colégio Nova Geração, acaba de ganhar a medalha de prata na 18ª Olimpíada Mineira de Química, promovida pela Universidade Federal de Minas Gerais.

O interesse pelo tema veio da complementação do currículo escolar e no aprimoramento do conhecimento em química, matemática e física. “Além de ser uma preparação para os vestibulares, tive muito apoio da minha mãe, que sempre me ajudou e incentivou nos estudos e nas conquistas”, explica Gabriel.

Esta não foi a primeira premiação de Gabriel. O estudante já recebeu diversas premiação da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Foi bronze em 2013, prata em 2014 e ouro em 2015.

O desempenho do estudante, apesar do destaque, ainda não é seu objetivo final. “Avalio muito bem meu desempenho, mas estou sempre buscando melhorar. Isto enriquece a imagem do candidato e prova que ele está preparado para resolver problemas e as futuras colocações profissionais. Outro ponto é que eu gosto desse tipo de competição e estou sempre pesquisando esses assuntos, faço pelo prazer de treinar”, ressalta.

Gabriel, que é aluno do Colégio Nova Geração, optou pelo ensino pela estrutura oferecida. “Fiquei impressionado com a qualidade dos professores, o sistema COC que oferece um portal muito completo e interativo com livros eletrônicos, banco de questões e plantões online, assim como a preparação ao vestibular que o sistema oferece”.

Gabriel, que se forma no fim de 2017, já foi aprovado em Engenharia Mecatrônica no CEFET de Varginha, em Engenharia Biomédica no Inatel, aprovado na Universidade Federal de Uberlândia em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações e em Engenharia da Computação na UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto). Todas as aprovações foram como treineiro. Ele pretende continuar treinando nos vestibulares, além de se preparar para a Olimpíada Brasileira de Química que ocorrerá em agosto deste ano na UFMG.