Em julho valor da cesta básica apresenta recuo em Varginha

Os últimos meses têm sido marcados por grandes volatilidades nos preços dos alimentos básicos na cidade de Varginha. Depois da maior alta nos últimos 4 anos, ocorrida no princípio de junho, neste início de julho o valor da cesta básica apresentou queda de -8,88% em comparação com o mesmo período do mês anterior.

O declínio nos preços de tomate, batata, pão francês, arroz e feijão carioquinha foi fundamental para este resultado. Enquanto que os destaques de elevação ficaram com café em pó, óleo de soja e farinha de trigo. Essa forte reversão faz com que o valor médio da cesta básica em Varginha acumule queda de -1,07% nos últimos doze meses.

O ICB-Unis é um indicador calculado pelo Departamento de Pesquisa do Unis-MG e GEESUL que utiliza uma metodologia adaptada do DIEESE. Sua determinação envolve a coleta de preços dos 13 produtos que compõem a cesta básica nacional de alimentos nos principais supermercados da cidade.

Na primeira semana de julho, o valor médio da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta na cidade de Varginha é de R$612,40. Este valor representa 46,89% do salário mínimo líquido (salário mínimo total menos o desconto do INSS). O trabalhador da cidade de Varginha, que recebe um salário mínimo mensal, precisa dedicar 95 horas e 25 minutos por mês para adquirir essa cesta de bens alimentícios básicos neste valor.

A pesquisa do DIEESE, divulgada no dia 04 de julho, indica que a capital com maior valor da cesta básica no Brasil é São Paulo (R$832,69) e a de menor valor é Aracaju (R$561,96). Em Belo Horizonte essa mesma cesta custa em média R$701,55.

Entre junho e julho, dos 13 produtos pesquisados, seis tiveram alta nos preços médios: Café em pó (9,53%), Óleo de soja (3,80%), Farinha de trigo (2,05%), Carne bovina (1,23%), Leite integral (0,75%) e Banana (0,12%).

Nossas previsões constantes no relatório anterior se concretizaram plenamente, visto que indicamos que haveria queda no valor da cesta básica neste início de julho. A intensificação da safra de inverno dos hortifrutigranjeiros, as melhores previsões de produção feitas pela Conab, especialmente no caso do arroz, e a estabilização nos preços do leite integral e da carne bovina determinaram a forte queda no valor da cesta básica em Varginha. No entanto, cabe salientar que os preços ainda estão bem elevados e nos últimos três meses vivenciamos as maiores volatilidades do ICB desde a sua criação em 2018 o que impacta profundamente o planejamento orçamentário das famílias.

Para o curto prazo estamos prevendo uma possível alta no índice devido à desvalorização cambial e elevações que podem ocorrer nos preços do café, óleo de soja, farinha de trigo e carne bovina. Por outro lado, os hortifrutigranjeiros, o arroz e o feijão devem continuar em queda e contribuindo para que o comportamento do valor da cesta seja menos volátil do que nos últimos meses.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.