Em agosto valor da cesta básica fica estável na cidade de São Lourenço

Após dois meses consecutivos de queda, o Índice da Cesta Básica de São Lourenço (ICB–FUSAL/UNIS) ficou estável neste início de agosto em comparação com o mesmo período de julho, apresentando leve alta de 0,17%.

Os produtos com maiores elevações foram leite integral, açúcar refinado e manteiga. Já os produtos batata, banana e tomate tiveram as diminuições de preços mais destacadas. Entre agosto de 2021 e agosto de 2022, a cesta básica acumula alta de 13,11% em São Lourenço. Tomando por base somente este ano de 2022, a elevação atinge o nível de 8,46%.

A pesquisa é realizada por meio da coleta dos preços de 13 produtos componentes da cesta básica nacional de alimentos nos principais supermercados da cidade, usando como base a metodologia adotada pelo DIEESE nas principais capitais do país.

Em agosto, o valor médio da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta na cidade de São Lourenço é de R$642,09, correspondendo a 57,27% do salário mínimo líquido. O trabalhador que recebe um salário mínimo mensal precisa trabalhar 116 horas e 33 minutos por mês para adquirir essa cesta de produtos.

Entre os meses de julho e agosto, dos 13 produtos componentes da cesta básica pesquisada em São Lourenço, 7 tiveram alta dos preços médios: Leite integral (7,30%), Açúcar refinado (7,14%), Manteiga (3,27%), Farinha de trigo (2,71%), Café em pó (2,13%), Óleo de soja (1,34%) e Arroz (0,03%). Um produto manteve os preços médios inalterados: o pão francês. E cinco produtos apresentaram queda em seus valores: Batata (-3,73%), Banana (-2,92%), Tomate (-2,75%), Carne bovina (-1,04%) e Feijão carioquinha (-0,24%).

Com poucas exceções em termos de produtos, os resultados deste mês em São Lourenço se assemelham com aqueles que foram verificados em Varginha e Cataguases pelo Unis e nas principais capitais do país através do DIEESE. A dinâmica das safras, o aumento dos custos de produção, a taxa de câmbio desvalorizada e a demanda externa e interna são os determinantes fundamentais para o comportamento dos preços dos produtos componentes da cesta básica neste mês.

Como destacado em outros relatórios, o fato do inverno deste ano estar menos rigoroso até o momento tem contribuído decisivamente para a safra dos hortifrutigranjeiros e como consequência a queda nos seus preços médios. No entanto, esta safra está chegando próxima do seu fim e isso pode provocar novas altas nestes produtos no curto prazo. O leite integral mais uma vez teve forte aumento e isso tem impactado muitos dos seus principais derivados.

A queda ocorrida no mês anterior e a estabilização no valor da cesta básica neste mês de agosto não amenizam as elevações anteriores, visto que em um ano a alta acumulada é de 13,11%, acima da correção do salário mínimo no início de 2022. Reforça-se mais uma vez a necessidade de os consumidores estarem atentos a melhores preços e possibilidades de substituição de produtos e marcas a fim de minimizar o impacto no orçamento doméstico.

A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.