Diretora da Faculdade Unis São Lourenço recebe Certificação de Residência Pós-doutoral da UFMG

Neste semana, a Diretora da Faculdade Unis São Lourenço, Profa. Dra. Fernanda Ribeiro  Marins, recebeu a Honraria de Residência Pós-doutoral em Ciências Fisiológicas, Fisiologia e Farmacologia da UFMG.

A certificação garantida pela instituição foi entregue à professora como resultado da apresentação e publicação de dois importantes artigos de autoria dela.

O primeiro artigo intitulado: “Taquicardia evocada por acidente vascular cerebral insular em ratos é dependente da neurotransmissão glutamatérgica no hipotálamo dorsomedial”, foi publicado no European Journal of Neurology. Este estudo foi desenvolvido em conjunto com diversas instituições nacionais e internacionais, e recebeu orientação do Professor Marco Antonio Peliky Fontes (UFMG) e colaboração da Professora Jessica Filosa (Augusta University), do Professor Javier Stern (Georgia State University) e do Professor Stephen M. Oppenheimer (The Johns Hopkins University School of Medicine).

O segundo artigo, intitulado: “A alamandina, mas não a angiotensina-(1-7) produz efeitos cardiovasculares no córtex insular rostral”, foi publicado no  American Journal of Physiology Regulatory, Integrative and Comparative Physiology.

“Em 2010, logo após a graduação fui recebida na UFMG pelo professor Dr. Marco A. Peliky Fontes, um grande pesquisador que me abriu não somente a porta do Laboratório de Hipertensão de um programa de pós graduação CAPES 7, me abriu portas para crescer e alçar voos que jamais imaginei. Tive grandes mestres ao longo do caminho, oportunidades únicas de crescimento pessoal e profissional, fui a grandes laboratórios, trabalhei com pesquisadores referência na minha  área, apresentei minha pesquisa nos maiores congressos da área. O doutorado me trouxe conhecimento técnico e científico, a residência pós-doutoral me mostrou o quanto eu posso evoluir. Se foi fácil? Nunca, cada etapa com seus obstáculos e suas peculiaridades mas também cada vitória me traz a certeza de poder ajudar ainda mais os meus alunos a realizarem seus sonhos. 12 anos de formação na UFMG após a graduação… de gratidão a todos que passaram pelo meu caminho, me tornando mais forte e mais guerreira.”, concluiu a Profa. Fernanda.