Curso de Psicologia celebra Dia do Psicólogo com debate sobre Psicologia e Arte

No dia 27 de agosto foi comemorado o Dia do Psicólogo, em celebração à data o curso de Psicologia do Grupo Unis realizou um encontro virtual falando sobre a relação entre Psicologia e Arte.

O evento contou com a participação de alunos e professores dos cursos de Psicologia e Pedagogia do Unis, além de diversas pessoas de fora da instituição. A discussão seguiu o formato de mesa-redonda virtual e contou com as considerações e reflexões do professor e psicanalista Marco Antônio Nogueira Azze, da roteirista de animação Isabella Silva Pannain e do psicólogo e bailarino Luis Gustavo Roque Lelis. O evento foi mediado pelo professor e psicanalista Janilton Gabriel de Souza.

Mais de cem pessoas estiveram virtualmente presentes no evento e puderam interagir com perguntas e considerações. “O evento pôde ilustrar as interfaces entre a psicologia e a arte como formas de manifestação expressão da subjetividade humana e processo de colocar-se no mundo. Ressaltou ainda os poderes benéficos da arte tanto no processo terapêutico como para a socialização e sentimento de completude das pessoas”, comentou o coordenador do curso de Psicologia do Unis, Prof. Ernani de Souza Guimarães Júnior.

A iniciativa do Grupo Unis e da coordenação do curso de Psicologia em realizar um evento sobre Psicologia e Arte no dia do Psicólogo foi de caráter admirável e basilar, principalmente em um país onde paira o conservadorismo, sendo a arte uma ferramenta libertadora e necessária para que os indivíduos sintam-se representados, amados, amáveis e contentes com a existência humana, que muitas das vezes é árdua e complexa. O trabalho de um psicólogo e de um artista são parecidos em alguns aspectos, pois são esses que tocam os corações e revelam o que há de mais imprescindível na experiência de estar vivo: sermos nós mesmos”, comentou o aluno Tobias de Carvalho Luz.

Na condição de aluno do quarto período do curso de psicologia e principiante nas áreas das ciências humanas, parabenizo a todos pelo conteúdo, as participações, a supervisão e a mediação do evento. Foi pra mim uma oportunidade muito rica onde pude fazer uma ligação ainda mais significativa entre a proximidade da Arte e a Psicologia. Ouvir depoimentos de profissionais que atuam com a Arte e conhecer as inúmeras formas onde podemos unir um com o outro, me permitiu construir raciocínios ainda mais lógicos. Outro ponto muito relevante foi a franqueza das colocações, onde cada qual com sua experiência e vivência pôde se posicionar sobre seu ponto de vista, que permitiu aos espectadores identificar conceitos divergentes sendo apresentados sempre com muito respeito”, concluiu Wanderson Meneses de Abreu.