Curso de Psicologia celebra Dia do Psicólogo com debate sobre Psicologia e Arte

No dia 27 de agosto foi comemorado o Dia do Psicólogo, em celebração à data o curso de Psicologia do Grupo Unis realizou um encontro virtual falando sobre a relação entre Psicologia e Arte.

O evento contou com a participação de alunos e professores dos cursos de Psicologia e Pedagogia do Unis, além de diversas pessoas de fora da instituição. A discussão seguiu o formato de mesa-redonda virtual e contou com as considerações e reflexões do professor e psicanalista Marco Antônio Nogueira Azze, da roteirista de animação Isabella Silva Pannain e do psicólogo e bailarino Luis Gustavo Roque Lelis. O evento foi mediado pelo professor e psicanalista Janilton Gabriel de Souza.

Mais de cem pessoas estiveram virtualmente presentes no evento e puderam interagir com perguntas e considerações. “O evento pôde ilustrar as interfaces entre a psicologia e a arte como formas de manifestação expressão da subjetividade humana e processo de colocar-se no mundo. Ressaltou ainda os poderes benéficos da arte tanto no processo terapêutico como para a socialização e sentimento de completude das pessoas”, comentou o coordenador do curso de Psicologia do Unis, Prof. Ernani de Souza Guimarães Júnior.

A iniciativa do Grupo Unis e da coordenação do curso de Psicologia em realizar um evento sobre Psicologia e Arte no dia do Psicólogo foi de caráter admirável e basilar, principalmente em um país onde paira o conservadorismo, sendo a arte uma ferramenta libertadora e necessária para que os indivíduos sintam-se representados, amados, amáveis e contentes com a existência humana, que muitas das vezes é árdua e complexa. O trabalho de um psicólogo e de um artista são parecidos em alguns aspectos, pois são esses que tocam os corações e revelam o que há de mais imprescindível na experiência de estar vivo: sermos nós mesmos”, comentou o aluno Tobias de Carvalho Luz.

Na condição de aluno do quarto período do curso de psicologia e principiante nas áreas das ciências humanas, parabenizo a todos pelo conteúdo, as participações, a supervisão e a mediação do evento. Foi pra mim uma oportunidade muito rica onde pude fazer uma ligação ainda mais significativa entre a proximidade da Arte e a Psicologia. Ouvir depoimentos de profissionais que atuam com a Arte e conhecer as inúmeras formas onde podemos unir um com o outro, me permitiu construir raciocínios ainda mais lógicos. Outro ponto muito relevante foi a franqueza das colocações, onde cada qual com sua experiência e vivência pôde se posicionar sobre seu ponto de vista, que permitiu aos espectadores identificar conceitos divergentes sendo apresentados sempre com muito respeito”, concluiu Wanderson Meneses de Abreu.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos