Curso de Psicologia apoia realização do Pré-Fórum Mineiro de Psicanálise em Varginha

No dia 27 de abril, durante as atividades do V Congresso Internacional do Grupo Unis, aconteceu o Pré-Fórum Mineiro de Psicanálise, em Varginha.

O evento é preparatório para o X Fórum Mineiro de Psicanálise, que reúne diversas instituições e movimentos psicanalíticos do estado com a finalidade de reflexão e o encontro para além das diferenças de apropriação da Psicanálise. O Pré-Fórum em Varginha foi organizado pelo Grupo de Estudos Interfaces, em parceria com o curso de Psicologia do Grupo Unis.

Este ano, a proposta do Fórum, que ocorrerá em Divinópolis nos dias 12 e 13 de julho, é discutir a partir do texto de Freud, que completa 100 anos de sua publicação, “Unheimliche” (traduzido no Brasil como “Estranho, inquietante e infamiliar”).

Participaram da mesa o psicanalista Dr. Roberto Lopes Mendonça e o psicanalista francês Dr. Benoit Le Bouteiller, ambos professores da pós-graduação em Psicanálise: teoria, clínica e articulações do Grupo Unis. A mediação foi feita pelo psicólogo e psicanalista Me. Janilton Gabriel de Souza (professor do curso de Psicologia e coordenador da pós-graduação em Psicanálise do Unis), que iniciou com a apresentação do texto. Na sequência, Dr. Roberto articulou o tema com os filmes de terror, ficando para Benoit a leitura do Estranho a partir de Lacan.

Mais de 120 pessoas compareceram ao evento, que contou com a participação da comunidade com perguntas aos convidados. O coordenador do curso de Psicologia do Unis, Me. Ernani de Souza Guimarães Junior em sua fala na abertura, frisou que foi “muito bom ver um auditório cheio, principalmente, em um sábado à tarde”. Ele destacou, ainda, que essa era uma iniciativa antiga e foi oportuna a integração do Pré-Fórum com o Congresso Internacional do Unis.

Para Dúnia, aluna do 2º período do curso de psicologia do Unis, a oportunidade de pensar sobre os ‘estranhamentos’ através do olhar dos dois psicanalistas foi enriquecedora: “Saí com a indagação: o que nos causa estranhamento hoje? O estranhamento, sendo parte de nossa estrutura psíquica, está presente naquilo que nos toca mais fundo, como muito bem trabalhado nas exposições”.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos