Curso de Pedagogia do Unis São Lourenço produz kits pedagógicos para estudantes afetados pela pandemia

Alunos do curso de Pedagogia do Unis São Lourenço realizaram um Projeto Interdisciplinar de Curso (PIC) com o objetivo de auxiliar os estudantes que foram impactados pelo contexto de isolamento social criado pela pandemia, e não estão conseguindo dar sequência aos seus estudos.

Com o projeto Pedagogia Delivery, os mais de 50 universitários produziram kits escolares para crianças carentes e/ou com dificuldade para acesso ao ensino remoto; realizaram uma curadoria de atividades lúdicas e brincadeiras para os ambientes internos de casa; e produziram vídeos e contações de histórias que foram enviados às famílias das crianças.

Reunindo aprendizagem e solidariedade o projeto tem como objetivo construir pontes relacionais entre universitários, professores, comunidade e empresas, possibilitando a realização de um trabalho interdisciplinar que proporcione a integração da teoria e prática profissional. “O Projeto mostrou a importância da empatia e do trabalho coletivo em momentos inesperados. O que ficou marcado foi o desempenho dos alunos, que motivados pela dinâmica do PIC, se propuseram a vivenciar a alteridade e a diversidade de ideias levando motivação para algumas comunidades. Tudo é possível quando existe união”, destacou a aluna Ana Lúcia Severino.

Idealizado pela Profa. Bethania Nascimento Rezende, o projeto além de desenvolver inúmeras habilidades e competências nos estudantes de Pedagogia através da metodologia ativa, também promoveu o desenvolvimento de atitudes e habilidades socioemocionais, através da realização de ações sociais na comunidade.

Ao final das entregas dos kits, o Pedagogia Delivery atendeu 182 crianças em 11 municípios de Minas Gerais. “Este projeto me proporcionou muito aprendizado! Me motivou a buscar novas tecnologias e reinventar frente aos desafios. Também nos fez praticar a empatia ajudando muitas crianças, e ter a vontade de sermos profissionais cada vez mais humanos e qualificados. Gratidão a professora Bethânia que é fonte de inspiração e ao Unis São Lourenço pela iniciativa e apoio”, comentou a aluna Letícia Arantes.