Curso de Educação Física realiza atividades com escolas do campo de Varginha junto ao Programa Oportunidades

No mês de setembro, o curso de Educação Física do Centro Universitário do Sul de Minas se uniu ao Programa Oportunidades para promover momentos de lazer e atividade física com alunos de escolas do campo de Varginha.

No dia 03 de setembro, os universitários realizaram uma manhã de lazer na Escola Municipal Emílio Justiniano de Rezende Silva, junto à comunidade do campo, pais e responsáveis, conduzindo atividades recreativas, jogos e brincadeiras que envolvem a iniciação à modalidade do Atletismo, como saltos, corridas e lançamentos, com crianças de 05 a 12 anos.

“Essa atividade tem o objetivo de promover experiências com forte aspecto lúdico, que estimulem as atividades físicas e artísticas, e o desenvolvimento psicomotor e social. Além disso, permite aos universitários a prática de incorporar atividades de recreação através de oficinas de atletismo; oferecer oficinas de conscientização à saúde e bem-estar físico para os pais e responsáveis; e contribuir positivamente para o desenvolvimento integral de toda comunidade escolar”, comentou a Profa. Erondina Leal Barbosa.

E no dia 10 de setembro, foi a vez da Escola Municipal Paulo Candido de Figueiredo receber uma manhã de lazer conduzida pelos alunos do 6º e 8º períodos de Educação Física. Os universitários promoveram atividades recreativas, jogos e brincadeiras que envolvem o desenvolvimento psicomotor em geral por meio de um circuito, com crianças de 05 a 12 anos.

Sobre o Programa Oportunidades

O Programa Oportunidades tem o objetivo de possibilitar o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes da zona rural e urbana de Varginha, motivando-os a atuarem como agentes transformadores e vivificadores nas comunidades em que estão inseridos, através de ações educativas complementares à educação formal, capazes de contribuir para o desenvolvimento individual de cada aluno envolvido, garantindo aprendizagens necessárias à vida, ao trabalho, à participação e à cidadania plena.

O Programa criado em 2002 já atendeu cerca de 5 mil crianças e adolescentes na faixa etária entre 05 e 16 anos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Esporte.

Nesses 20 anos de existência o Programa conta com o apoio financeiro do Instituto EPTV e apoio do Grupo Unis, principalmente no oferecimento de bolsas para os universitários das mais diversas áreas que a cada ano letivo são selecionados para trabalhar no programa. Neste período, mais 100 estudantes universitários foram beneficiados.