Colégio Travessia promove festival de música

Incentivar o aprendizado das línguas por meio da arte, concretizado na realização de um concurso de interpretação de músicas, pertencentes à categoria do Rock’n’Roll. Esse é o objetivo do “Travessia Rock Festival”, evento que será realizado no dia 26 de outubro, no Barão da Gamboa em Três Pontas.

O festival contará com a participação de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio Travessia, além de apresentações de pais e professores, envolvendo as disciplinas de Espanhol, Inglês, Língua Portuguesa e Arte.

O Travessia Rock Festival nasceu da necessidade de estimular o aprendizado das línguas inglesa, espanhola e portuguesa nos alunos, por meio das atividades desenvolvidas na disciplina de arte (música, dança, artes plásticas e visuais). Além disso, oportunizar o desenvolvimento do protagonismo juvenil na medida do despertar da corresponsabilidade dos educandos, previstos nos quatro pilares da educação.

Cada turma deverá elaborar uma apresentação, dentro da temática e das linguagens a serem desenvolvidas no projeto. Esta prática estimula a participação e a aquisição de ferramentas para o aprendizado e autonomia discente. Os alunos e suas apresentações participarão de um concurso onde serão avaliadas as linguagens artísticas (música, dança, interpretação e criatividade), sendo dois premiados: um prêmio para as turmas de 6º ao 8º ano e outro para as turmas de 9º ano ao 3º ano do Ensino Médio.

As avaliações se darão da seguinte forma: o aluno que participou de todo o processo desde a organização e participação no evento será avaliado no valor de 4 pontos nas disciplinas de Arte, Espanhol, Inglês e Língua Portuguesa. Os resultados da integração e sucesso do evento deverão ser avaliados por toda a equipe de forma processual, antes, durante e após o evento. As duas apresentações escolhidas como vencedoras do festival, serão mediante banca julgadora.

O evento irá buscar desenvolver o trabalho em equipe; utilizar as diversas linguagens (Inglês, Espanhol, Português e Artes) em contextos sociais; elaborar apresentações associando as diversas linguagens e o Rock; desenvolver as línguas Inglês, Espanhol e Português, através de atividades lúdicas e significativas; envolver a comunidade; estruturar espaço de convivência entre alunos, famílias e escola; e promover o colégio dentro do contexto e realidade em que atua.