Clube Diadorim realiza atividade na 5ª Feira Literária de Varginha

Entre os dias 07 e 09 de novembro aconteceu na Praça do ET a quinta edição da Feira Literária de Varginha (FLIV).

O evento contou com diversas atividades gratuitas e abertas à comunidade, promovendo debates com escritores, palestras, troca de livros, contação de histórias, teatros infantis, apresentações musicais, além das tradicionais bancas de venda de livros, apresentando muitos trabalhos de autores locais.

A programação da FLIV contou também com a participação do Clube Diadorim, o clube de leitura formado pelo curso de Letras do Grupo Unis. Na ocasião, os membros do clube Carina Adriele Duarte de Melo, Gustavo Felipe Silva e Thayna Ferreira Silva mediaram um bate-papo sobre o escritor Guimarães Rosa e o seu livro de contos “Primeiras Estórias”.

Trazendo 21 contos de Guimarães Rosa, o livro “Primeiras Estórias” apresenta relatos do cotidiano da vida do interior brasileiro, explorando questões existenciais dos protagonistas, estes quase todos colocados à margem da sociedade em algum ponto representando características como loucura, abandono, tristeza, violência, perda. No entanto, a escrita e as estórias de Guimarães Rosa buscam vencer a rotina, ultrapassar o peso do cotidiano e da miséria através do riso e do olhar lúdico.

A quinta edição da FLIV foi realizada pela Prefeitura de Varginha, organizada pela Fundação Cultural e a Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas.

Sobre o Clube Diadorim

No ano de 2016 o curso de Letras do Grupo Unis criou o Clube de Leitura, com o objetivo de incentivar, em toda a comunidade, a leitura literária.

Em 2019 o grupo se remodelou e adotou o nome de Clube Diadorim, fazendo homenagem à grande personagem criada por Guimarães Rosa em Grande Sertão: Veredas. Atualmente o Clube está na sua terceira temporada de atividades voltadas para todos que gostam de ler, sendo composto por alunos, ex-alunos, colaboradores e professores do Unis, até membros da comunidade, da cidade de Varginha e região.