CESUL: primeiro encontro de 2020 reúne empresários em debate sobre a Idade Mídia

No dia 13 de março o Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL), Regional Varginha, realizou o primeiro encontro de 2020. O grupo é composto por empresários e líderes regionais com o objetivo de trocarem experiências, realizarem networking, e juntos, buscarem soluções e inovações para o desenvolvimento da região.

A cada encontro, o grupo conta com uma palestra ministrada por um profissional de renome na área em que atua, buscando propor linhas de discussão relevantes para as pautas de desenvolvimento do CESUL.

O primeiro encontro do ano contou com a palestra: “O fim da Idade Média e o início da Idade Mídia”, conduzida por Walter Longo. Publicitário e Administrador de Empresas com MBA na Universidade da Califórnia, Walter é empreendedor digital, palestrante internacional e sócio-diretor da Unimark Comunicação. Anteriormente era Presidente do Grupo Abril e Mentor de Estratégia e Inovação do Grupo Newcomm – holding de comunicação do Grupo WPP que inclui as agências Young & Rubicam, Wunderman, Grey Brasil, VML, entre outras.

Já ocupou cargos de diretor regional para a América Latina do Grupo Young & Rubicam e presidente, no Brasil, da Grey Advertising, Wunderman Worldwide, TVA, MTV e do Grupo Newcomm Bates.

De acordo com Walter Longo, até hoje, tudo era avaliado e orientado por uma média estatística. Em qualquer área do comportamento humano, as decisões eram definidas pelo resultado médio daquele fato na população, e não individualmente. Os seres humanos sempre foram tratados como grupos ou massas (faixa etária, média de audiência, média de interesse), e não como pessoas. O grande problema disso, de acordo com o publicitário, é que criar algo para a média, na verdade, significa, criar para ninguém.

Agora, estamos entrando na idade “mídia”. É daqui por diante que cada um se destaca da grande massa e se torna um agente de mídia, formador de opinião e gerador de conhecimento compartilhado. Estas novas tecnologias são as chaves que abrem as portas da “Idade Mídia” e permitem que cada pessoa seja vista de uma forma única, tendo respeitadas suas individualidades.

Neste primeiro encontro de 2020 o grupo de empresários participou também de uma demonstração do ecossistema CESUL Lab. O local é um hub de inovação com o propósito de reunir grandes empresas e startups que possam interagir, resolvendo problemas comuns e partilhando soluções, com foco na conexão!

Sobre o Conselho Empresarial

A iniciativa CESUL teve início em dezembro de 2015, quando o Grupo Educacional Unis fundou o Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL), concebido para reunir as mais importantes lideranças empresariais do Sul do Estado e promover um ambiente colaborativo na busca da melhoria e atratividade do ambiente de negócios e investimentos na região.

A iniciativa do Grupo Unis rompeu fronteiras e em 2017 foi criado o CEZOM, Conselho Empresarial da Zona da Mata, que já conta com 40 empresas da região.

Em setembro de 2018 mais um passo foi dado para a expansão dessa iniciativa com a inauguração da Regional Mantiqueira do CESUL. Fundado através de uma parceria entre o Grupo Unis e o Sebrae Minas os encontros do Conselho passaram a ser realizados também no município de São Lourenço.