Cerimônia marca final do 2º Concurso Universitário de Plano de Negócios

A cerimônia de premiação dos vencedores da segunda edição do Concurso Universitário de Plano de Negócios do Unis-MG aconteceu na noite da última terça-feira, dia 10 de novembro, no auditório do Campus I. A edição de 2015 contou com a inscrição de mais de 300 alunos que se organizaram em 82 equipes. O concurso foi promovido pelo Neunis -Núcleo de Empreendedorismo do Unis, que possui como objetivo a disseminação da cultura empreendedora na comunidade acadêmica.

A primeira atração da noite foi a palestra “Motivação, Atitude e Comportamento Empreendedor” conduzida pelo ator, comediante e conferencista Gustavo Becker. Após a palestra, foram abertos os envelopes que continham o parecer dos juízes que apreciaram a apresentação dos trabalhados finalistas, ocorrida no dia 07 de novembro. O evento de premiação foi realizado em parceria com o Sebrae-MG.

A equipe “Starting Up”, composta pelos alunos Aldo de Souza Rocha, Maxwelder Fernando Camargo, Fernando Henrique Teodoro, Diego Bráz Castelar e Claiton Rodrigues, todos do 4º período do Curso de Processos Gerenciais, sagrou-se campeã. A equipe desenvolveu o projeto de um aplicativo, destinado a alunos do Ensino Médio, a ferramenta poderá conectá-los a instituições de ensino superior que ofereçam cursos superiores de seu interesse. O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Prof. Daniel Viafora, foi o orientador da equipe.

Para o aluno Diego Castelar, o concurso é um grande momento de interação entre alunos e professores, além de uma grande oportunidade de aprendizado. “Foi muito gratificante para nós da equipe Starting Up poder participar desta iniciativa. Ao longo do curso crescemos muito, foi uma sequência de aprendizados, vários tropeços, mas sempre tivemos a oportunidade de nos restabelecer com a ajuda e companheirismo de cada professor”, ressalta.

Em segundo lugar ficou a Equipe “Innovar”, composta pelos alunos Luiz Otávio de Moraes Pereira, Lidiane Bertoldo, Bruno Aistein Batista, Rodrigo de Souza Pereira, Valtelei de Moura Júnior, do curso de Logística. A equipe desenvolveu o projeto de uma empresa de tijolos ecológicos, que utiliza como matéria prima resíduos da construção civil e dispensa o processo de queima. O Prof. Thiago Faria foi orientador do grupo.

O grupo “A La Volanté Pizzas – Food Truck” ocupou a terceira posição. A equipe é composta pelas alunas Rafaella Fioravanti Venturato, Thais Evangelista do Nascimento, Maraíza Gonçalves, Letícia Soares Moraes e Michele Rodrigues, todas do 4º período do curso de Processos Gerenciais. O grupo trabalhou a ideia de um food truck destinado à venda de pizzas (assadas em forno a lenha) e paletas italianas. O Prof. Ricardo Bernardes foi o orientador do projeto.

A comissão julgadora ainda ofereceu menção honrosa ao trabalho “Autêntica Beleza e Estética”, realizado pelos alunos Cristiellen Borato Lima, Rafaela Carmácio, Dominique de Oliveira Bertoldo, Erick David Júnior e Daiane Rossittwscky de Assis, também do 4º período de Processos Gerenciais. O grupo desenvolveu o projeto de um salão de estética e beleza delivery, ou seja, que presta os serviços no local escolhido pelos clientes.

O concurso foi muito bem avaliado pela equipe organizadora. “Crescemos bastante no número de participantes e qualidade geral dos trabalhos da primeira para a segunda edição do concurso. Este ano conseguimos envolver diretamente quase trezentas e cinquenta pessoas, entre alunos e professores. Tivemos grandes parceiros na realização do concurso, em especial o Sebrae, que ofereceu ainda a oportunidade de dois membros de cada uma das dez equipes finalistas realizarem o curso de Desing Thinking, a fim de modelar os planos para se transformarem em negócios viáveis. Estamos felizes pelos resultados e acreditamos que alcançamos os objetivos”, destaca o Prof. Ernani de Souza Guimarães Júnior, membro do Neunis.

Para 2016, o Neunis já prepara o 3º Concurso Universitário de Plano de Negócios.