Calouros e veteranos do Grupo Unis iniciam ano letivo em Varginha e Três Pontas

O ano letivo já começou para os cursos de graduação do Centro Universitário do Sul de Minas e da Faculdade Três Pontas (FATEPS).

No dia 05 de fevereiro os calouros iniciaram suas atividades, recebendo orientações voltadas para todos os serviços oferecidos pelo Grupo Unis, bem como os cronogramas acadêmicos e institucionais. No dia 06, foi a vez dos veteranos retornarem à ativa. Em Varginha, os universitários contaram com uma confraternização com os novos alunos, organizada pela Atlética XXII de Outubro.

Algumas novidades para o primeiro semestre de 2019 já foram apresentadas aos alunos. A partir desse ano, os estudantes dos cursos de tecnologia se juntam às turmas da Cidade Universitária. Com essa mudança, alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e Sistemas de Informação contarão com novas estruturas como o Unis Maker, um laboratório de fabricação digital equipado com impressoras 3D e uma série de ferramentas controladas por computadores flexíveis, que cobrem várias escalas de comprimento e materiais diferentes, permitindo a realização de inúmeras atividades simultaneamente.

A proximidade com os cursos de Engenharia e Arquitetura trará também mudanças acadêmicas para os alunos de tecnologia. Serão desenvolvidos projetos integrados entre as turmas nas áreas de robótica, automação, internet das coisas, etc., além da possibilidade de formação de grupos de pesquisa entre os acadêmicos, voltados a atender demandas relacionadas as suas áreas de atuação.

O mês de fevereiro marca também a chegada de 30 estudantes intercambistas a Varginha.  Vindos da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Paraguai e Peru, os alunos ficarão 6 meses no Brasil, uma oportunidade de aprender uma nova língua, além de aprofundar na cultura. E a troca é mútua. Os brasileiros que têm contato com esses alunos também aprendem mais sobre costumes, entre outros.

O primeiro semestre de 2019 será marcado também pelo tradicional Congresso Internacional do Grupo Unis, que esse ano chega a sua quinta edição. Com o tema “O Mundo em Disrupção”, o evento irá propor uma reflexão sobre as mudanças no modo de viver e trabalhar da nova economia, contando com cerca de 10 delegações estrangeiras, além de diversos professores e palestrantes de renome nacional. O evento acontecerá entre os dias 22 e 27 de abril, contando com palestras, workshops, mesas redondas, atividades culturais e gastronômicas, de forma gratuita e abertas ao público.

Nas demais unidades do Grupo Unis: Faculdades Integradas de Cataguases (FIC), Unis Pouso Alegre e Unis São Lourenço, as atividades se iniciam no dia 11 de fevereiro.