Artigo desenvolvido por aluno é aprovado para ser apresentado no XXIV Simpósio de Engenharia de Produção

O aluno do décimo período do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário do Sul de Minas, Felipe Serafini Santos, teve um artigo aprovado para ser apresentado no XXIV Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP). O evento será realizado entre os dias 08 e 10 de novembro, nas dependências da Universidade Estadual Paulista (UNESP) no campus de Bauru.

O importante evento trabalhará esse ano com os projetos envolvendo o tema: “Contribuições da Engenharia de Produção para uma economia de baixo carbono”. A edição de 2017 do Simpósio contou com 768 inscrições.

O artigo desenvolvido por Felipe em parceria com os professores Roger Antonio Rodrigues, Gustavo Ferreira Rabêlo Garcia e Felipe Flausino de Oliveira, tratou do tema: “Gerenciamento do fluxo de valor: estudo de caso sobre a redução de lead time em atividades de separação e expedição”. “Como futuro engenheiro, é muito importante ter um artigo publicado em um dos mais renomados congressos no Brasil para a engenharia de produção e poder contribuir com ideias que possam ser lidas e utilizadas por diversas pessoas que passam ou passaram por este tipo de problema em seu dia a dia de trabalho”, comentou o aluno.

De acordo com Felipe, os clientes estão cada vez mais exigentes e as empresas necessitam de melhorias em seus processos, para que com isso, se tornem mais competitivas no mercado e obtenham maiores lucros em relação aos seus concorrentes. “O artigo traz a aplicação de técnicas de gestão na área de separação e expedição de produtos para minimizar lead time de entrega e auxiliar as empresas que vivenciam problemas dessa magnitude, a fim de eliminar seus desperdícios. Em seguida, foi proposto um modelo ideal para o processo evidenciando suas potencialidades e diminuindo assim atividades que não agregam valor”, explicou.

A pesquisa científica é uma das principais formas de compartilhar conhecimento e se desenvolver na área acadêmica. São inúmeras as contribuições de um pesquisador para sociedade, dentre elas está a solução de problemas complexos que impactam as pessoas, empresas e demais organizações. Ter um trabalho publicado em um dos maiores eventos da Engenharia de Produção é a porta de entrada para o reconhecimento de produção de trabalhos de qualidade e para o universo da investigação científica. Além disso, o aluno pode se desenvolver intelectual e socialmente contribuindo para a geração de conhecimento científico”, concluiu o Coordenador do curso, Prof. Roger Rodrigues.

Sobre o SIMPEP

Anualmente, o Simpósio reúne cerca de 450 participantes provenientes de todos os estados brasileiros, durante os três dias de sua realização, com uma média de 700 trabalhos inscritos por Simpósio, com o desafio de propostas de discussões de temas de alto nível e atuais na área de Engenharia de Produção.