Aplicativo de atendimento psicopedagógico para universitários com dislexia é o projeto vencedor do Concurso Inova Unis 2020

No mês de outubro teve início a edição de 2020 do Concurso Inova Unis. Contando com 250 participantes, 68 equipes e 20 cursos do Grupo Unis representados, o Inova Unis 4.0 foi uma competição universitária 100% online em plataforma própria.

O Concurso Inova Unis foi a principal ação da Diretoria de Inovação em 2020 para fomentar a inovação entre os estudantes e professores, e buscou incentivar o interesse da comunidade pelos métodos utilizados em projetos de inovação, além de provocar a criação de novos produtos e serviços. Foram 30 profissionais de diversas áreas atuando como mentores e sete instituições apoiadoras.

Após o encontro inicial os participantes receberam um acesso à plataforma do jogo onde cumpriram uma série de tarefas acompanhando o ranking e saldo de pontos das equipes. Durante as etapas, os projetos passaram pela ideia de negócio, prototipagem e validação.

Ao final do Concurso nove finalistas foram escolhidos por uma banca de jurados, e no dia 20 de novembro os finalistas apresentaram o pitch em um DemoDay realizado na Cidade Universitária. De acordo com a visão dos jurados e critérios do concurso, os premiados foram:

1º lugar: Delta – Aplicativo de atendimento psicopedagógico para universitários com dislexia.
Equipe: Maria Luiza Bernardes Barros e Izabella Simões Ferreira;

2º lugar: Solilactis – Análise microbiológica que possibilita ao agrônomo monitorar a saúde do solo.
Equipe: Maria Eduarda Valias de Melo, Eduardo Gastão da Silva Junqueira, Viviane Pires e Aline Bartelega;

3º lugar: InovaData – Equipamento para análise do consumo de energia elétrica para maquinários do agronegócio.
Equipe: Guilherme Eduardo Ferreira Butesloff Carvalho e Renato Martins Lemos.

Os projetos premiados agora seguem para a pré-incubação no Cesul Lab em 2021. O Concurso Inova Unis 2020 contou com o apoio do Porto Seco Sul de Minas, Diretriz, Minasul, Cesul Lab, TecnoParq, Cardume, Moby Digital, Forma Teacher, Rede Inova Drogarias e Acate.