Alunos revitalizam motor de carro com mais de 40 anos

Os alunos do 8º período de Engenharia Mecânica se lançaram em um desafio de revitalização. O objetivo era reformar, modernizar e colocar em funcionamento um motor Ford de 1975, que estava parado há bastante tempo. Além de fazê-lo voltar a trabalhar, outro desafio foi colocá-lo em exposição, pois ele tem mais de 40 anos e é uma fonte de estudos e até de inspiração para as novas gerações.

A atividade fez parte do PIC, Projeto Interdisciplinar de Curso, que envolve as disciplinas estudada durante o semestre. Depois de revitalizado, o motor ficou exposto nos corredores da Cidade Universitária. O projeto marcou a primeira fase de uma série de atividades que serão realizadas no novo laboratório de motores. “O motor de combustão interna a 4 tempos, o famoso motor do carro, transformou a vida das pessoas e transforma até hoje. Novas tecnologias mais eficientes e sustentáveis vem ganhando cada vez mais espaço, mas não se faz o futuro sem a história dos antigos motores, por isso a importância de criar na mente de nossos alunos as possibilidades que eles podem encontrar no mercado de trabalho”, ressalta o coordenador do Curso de Engenharia Mecânica, Prof. Thiago Luis Nogueira Silva.

O motor revitalizado pode ser visitado no Bloco D da Cidade Universitária.

Veja o antes e o depois: