Alunos intercambistas compartilham experiências culturais e acadêmicas vividas durante um semestre no Grupo Unis

O departamento de Relações Internacionais do Unis tem a enriquecedora experiência de conhecer, a cada semestre, alunos de diferentes países ao redor do mundo. A cada seis meses, um grupo de talentosos estudantes chega à instituição e, com eles, um pacote de novos conhecimentos, hábitos culturais, troca de experiências e, é claro, novos amigos.

No último semestre, o Grupo Unis teve o prazer de receber oito intercambistas e com estes estudantes toda a instituição pôde conhecer um pouco mais da pluralidade cultural existente em nosso planeta.

Para a aluna paraguaia do curso de Administração, da UNAE, Alícia Noemi Bartz, o intercâmbio foi uma experiência ímpar. “Eu vim para o intercâmbio com outras duas paraguaias que eu não conhecia antes. Aqui conheci também outras pessoas muito bacanas.”, disse a aluna.

A aluna da Universidad Bernardo O’Higgins (HBO), do Chile, Ana Abigail García Barraza, destaca: “Quando cheguei ao país tudo parecia diferente: a comida, o idioma e as pessoas. Foi assim que pouco a pouco comecei a me adaptar a cada uma dessas coisas que ainda hoje são especiais. Comecei a encontrar pessoas de outros países como Paraguai, Angola, Cabo Verde, Colômbia, entre outros. A experiência de compartilhar com outras culturas, o entusiasmo e a alegria que me mostraram como o multiculturalismo é enriquecedor para o ser humano, ao sair de sua zona de conforto e conhecer outros costumes, outras coisas que você não sabia que poderiam ser tão diferentes e que estão com seu toque especial.”

Quando as aulas iniciaram-se, os intercambistas puderam desfrutar de todos os espaços da Cidade Universitária do Grupo Unis e isso com certeza os impressionou. Dentre os intercambistas havia um grupo de quatro alunos colombianos estudantes de Engenharia Mecânica, os quais ficaram impressionados com a qualidade deste curso no Grupo Educacional Unis.

O relato do aluno Christian Corredor Bonilla, da Universidade ECCI, demonstra que os métodos empregados nas aulas do Grupo Unis são ótimos: “É uma experiência única para mim e meus colegas de classe, a Cidade Universitária é um grande espaço com instalações apropriadas para compartilhar conhecimentos, os professores são muito gentis e profissionais, em grande parte torna minha experiência a mais desafiadora. Todas as atividades realizadas nas salas de aula são muito bem dirigidas, exigentes, propõem temas interessantes e os professores tornam cada tema desafiador. É importante ressaltar que no Brasil os engenheiros estão muito bem preparados e sua reputação é muito alta no mercado de trabalho”.

O aluno Daniel Alexander Dulcey Bolaños pontua sobre a importância de ter estudado no Brasil: “Estudar Engenharia Mecânica no Brasil sempre foi um objetivo já que é uma potência na América do Sul na área e tem grandes multinacionais nas quais quero trabalhar”. David Téllez Gonzalez também aprovou a praticidade para se estudar no Unis: “Sobre os estudos percebi que eles lidam com um método um pouco diferente da Colômbia. Uma das coisas que eu mais gostei é a grande disponibilidade de conhecimento que está ao alcance, na biblioteca, nas plataformas virtuais ou perguntando diretamente aos professores, considero que aprendi muito durante meus estudos no Grupo Unis e não apenas coisas sobre o meu curso, mas que me ajudou muito a poder saber um pouco mais sobre a língua e conseguir entendê-la quase completamente em um sentido universitário.”

Juan Sebastian Hernandez destaca a importância da comunicação entre professores e alunos no Grupo Educacional Unis: “Aos poucos fui me adaptando ao sistema educacional da universidade, pois na Colômbia estamos acostumados a não poder falar em sala de aula a menos que o professor responsável o conceda, mas no Brasil a cultura do auto-estudo é muito forte e é algo que admiro, pois gera confiança nas habilidades dos alunos e faz com que a motivação de suas carreiras seja dada por eles mesmos”.

O Grupo Unis acolheu os intercambistas da melhor maneira possível e isso fica claro nos depoimentos dos alunos. A aluna de Medicina Veterinária, Letícia Noemi Riveros, da Universidad Autónoma de Encarnación (UNAE), do Paraguai, relata a importância que esta mobilidade teve em sua vida e carreira profissional. “Admiro o país, porque é mais do que o que é mostrado na televisão internacional, onde suas principais cidades são estigmatizadas por terem altos índices de criminalidade, mas senti empatia porque em meu país sofremos o mesmo. Falei, desfrutei, compartilhei e conversei com as pessoas e entendi que é apenas uma porcentagem muito pequena da sociedade que está envolvida neste tipo de problemas sociais. Admiro como avançaram como sociedade, como querem fortalecer seu sistema educacional, como valorizam o conhecimento e respeitam o ser humano, sou grato por esta bela e agradável experiência, posso dizer que o Brasil permaneceu em meu coração e em meus pensamentos por tudo o que me deu e por tudo o que aprendi. Só posso dizer muito obrigado ao Brasil”.

O departamento de Relações Internacionais do Grupo Unis se sente grato e orgulhoso de ter conhecido e ter tido a oportunidade de passar os últimos meses com alunos tão brilhantes e que aproveitaram ao máximo a oportunidade de mobilidade internacional. Ficou com vontade de ter uma experiência rica como esta em outro país? Siga @internacionalunis para mais informações e divulgação de oportunidades de intercâmbio!

Texto por Luís Gustavo Silva Costa do Departamento de Relações Internacionais do Grupo Unis

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos