Alunos do Mestrado do Grupo Unis discutem importância do café para o desenvolvimento da microrregião de Varginha em reunião com lideranças empresariais

No dia 13 de agosto alunos do curso de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Grupo Unis participaram de uma reunião no município de Três Pontas com a Presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais e o Diretor Comercial da Cocatrel no município. O tema da reunião foi o café e sua importância para o desenvolvimento da microrregião de Varginha.

Os alunos do Mestrado Gustavo Flausino de Oliveira, Nelson Robson da Silva, Otávio Barbosa Baldoni, Melissa Chaves Garcia Elias, Júlia Domingues de Brito e Guilherme Augusto Dionísio Vivaldi estiveram reunidos no gabinete do Prefeito Municipal de Três Pontas, Marcelo Chaves Garcia, juntamente com Carmem Lucia Chaves de Brito,  cafeicultora e empresária rural, representante das fazendas Caxambu e Aracaçu em Três Pontas, e atual Presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e Luiz Antônio Vinhas Oliveira,  engenheiro civil, empresário, produtor rural e atual Diretor Comercial da Cocatrel em Três Pontas.

A reunião tratou de temas diversos, dentre eles a fazenda vista como uma indústria (organização); o uso da tecnologia para aumento da produtividade; a gestão de pessoas no campo; processos de inovação; a produção e comercialização de cafés especiais; o mercado externo e a visita de estrangeiros nas fazendas sul mineiras; a importância das cooperativas; o marketing do café brasileiro; políticas públicas agrícolas e alternativas para atual crise, dentre outros.

Foi um importante momento para os alunos relacionarem os estudos desenvolvidos no mestrado com a realidade da região”, comentou o Prof. Pedro dos Santos Portugal.