Alunos do Grupo Unis conquistam segundo e quarto lugar em Feira de Ciências e Inovações Tecnológicas

A 4ª Feira de Ciências e Inovações Tecnológicas – Feicintec, foi realizada nos dias 20 e 21 de outubro e consagrou três alunos do Grupo Unis como vencedores de dois prêmios. Filipe dos Santos Aureliano, do quarto período do curso de Engenharia Mecânica conquistou o segundo lugar na premiação final, enquanto Fabrício Morales de Oliveira e Henrique Silva Vilela, ambos do oitavo período do curso de Engenharia Elétrica, alcançaram o quarto lugar, dentre 250 trabalhos submetidos.

O Grupo Unis teve dois trabalhos selecionados para serem apresentados na feira: “Localização de pessoas desaparecidas, vítimas de afogamento com drone submersível”, desenvolvido por Filipe, e “Sistema de gerenciamento do nível e tratamento de água via rádio frequência”, realizado por Fabrício e Henrique.

O aluno Filipe Aureliano ressalta a importância de seu trabalho, uma vez que faz comprovar mais uma vez que sua implantação levaria o homem a uma nova era no que tange à segurança do trabalho e no alcance na área explorada de ambientes inóspitos. “A segurança de quem faz o salvamento é o principal cuidado inicial, este trabalho contém a utilização de técnicas e métodos utilizados por outras áreas para elaborar um sistema que pudesse comungar das vantagens da robótica em relação a segurança dos mergulhadores, com um decréscimo da quantidade desses profissionais na realização de buscas, logo otimizando estas manobras e acrescentando da flexibilidade dos sistemas robóticos, com a inteligência, criatividade e versatilidade, que só o homem possui. O meio escolhido para que isso ocorresse, foi criar um drone submersível que fosse intuitivamente controlado pelo operador.”, explicou.

O trabalho desenvolvido por Fabrício e Henrique busca implementar um sistema de gerenciamento de nível e tratamento de água em estações de saneamento urbano, para fins de redução de desperdícios e redução de custos. “O processo de gestão e tratamento de água em grande escala realizado em companhias de saneamento básico, em função da utilização de técnicas operacionais não otimizadas e não adequadas, acaba por gerar um alto desperdício de água, comprometendo assim o abastecimento local e afetando a população. Automatizar um sistema significa deixá-lo de maneira independente do trabalho manual e assim as falhas são minimizadas e o resultado é mais preciso e otimizado”, explicaram os alunos.

A Feicintec é um evento motivador que quebra paradigmas e motiva os criadores destacantes”, concluiu Filipe. Os alunos foram acompanhado pelos orientadores de seus projetos, Prof. Me. Alexandre Lopes e Prof. Hugo Vieira. O evento foi realizado na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA-MG, em Belo Horizonte.