Alunos do Colégio Alpha criam identificação para professores

Uma novidade apresentada durante o 8º Congresso Internacional do Grupo Unis chamou a atenção dos professores da região: a carteira de identificação profissional. A ideia desenvolvida pelos alunos do Colégio Alpha tem como intuito valorizar a classe profissional e aprimorar a maneira de identificação dos professores em diversos contextos, estabelecimentos e eventos.

Atualmente, a Carteira de Identidade Profissional é utilizada por farmacêuticos, advogados e militares, entre outras profissões. Em alguns casos, possui validade como documento oficial de identificação, substituindo a cédula de RG, por exemplo. “Não é o caso do professor, que toda vez precisa apresentar a carteira de trabalho ou o holerite para comprovar sua atividade laboral. O ideal seria possuir algo mais fácil de ser transportado e seguro”, explica o professor James Nogueira Bueno, responsável pelo Itinerário Formativo de Empreendedorismo e o Novo Mundo do Trabalho, do Colégio Alpha.

De acordo com dados do Censo Escolar 2020 e do Censo da Educação Superior 2019, o Brasil possui 2,2 milhões de professores na Educação Básica e quase 400 mil na Graduação. Muitas vezes, esses profissionais possuem acesso facilitado a museus, eventos culturais e compra de livros e insumos para aulas, situações nem sempre planejadas.

Essa necessidade foi constatada pelos alunos do Ensino Médio do Colégio Alpha, que aceitaram o desafio e criaram protótipos para a Carteira Profissional do Professor. Durante todo o primeiro semestre, os estudantes conheceram melhor o problema e realizaram um plano de viabilidade para suas propostas. O resultado envolveu tecnologia e muita criatividade, aproveitando os meios digitais para tornar o instrumento acessível e fácil de ser transportado. Os trabalhos foram apresentados durante a última edição do Congresso Internacional do Grupo Unis, no início de junho. Segundo o professor responsável, agora, as propostas poderão ser avaliadas por investidores e, eventualmente, devem ser acompanhadas pela instituição em um processo de incubação.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos