Alunos do Colégio Alpha conquistam medalhas de ouro na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Anualmente a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) realiza a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional.

Alunos do Colégio Alpha que se interessarem em participar da Olimpíada foram inscritos pelo Colégio, e receberam um acompanhamento especial dos professores de Ciências e Física, que trabalharam com simulados e provas anteriores da OBA, com o intuito de preparar melhor os estudantes para a competição.

No dia 14 de maio os 43 alunos do Colégio Alpha participantes da Olimpíada realizaram uma prova com questões abertas e fechadas voltadas à área da astronomia e astronáutica. As provas foram corrigidas pelos nossos professores credenciados e enviadas para o Instituto de Física da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) responsável pelas Olimpíadas.

Na avaliação final da 22ª OBA, dois alunos do Colégio Alpha conquistaram medalhas de ouro: Rhara Ianna Barcelos Costa do 9º ano do Ensino Fundamental II e Enzo Carvalho Silva do 3º ano do Ensino Médio.

Os alunos que conquistam medalha de ouro poderão ser selecionados para as olimpíadas internacionais, dependendo da pontuação, para participarem das equipes que representarão o Brasil na International Olympiad on Astronomy and Astrophysics (IOAA) e na Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) em 2020.

Sobre a OBA

A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.