Alunos de Psicologia visitam o Museu de Imagens do Inconsciente no Rio de Janeiro

No dia 12 de abril alunos do curso de Psicologia do Centro Universitário do Sul de Minas visitaram o Museu de Imagens do Inconsciente no Rio de Janeiro (RJ). A visita fez parte de um projeto articulado que busca percorrer os caminhos da atenção dispensada à Saúde Mental no Brasil.

O Museu de Imagens do Inconsciente é fruto do trabalho da psiquiatra Nise da Silveira. Inaugurado ainda no início da década de 1950, o museu guarda obras decorrentes do trabalho terapêutico com os clientes do antigo Centro Psiquiátrico Nacional. Segundo informações do guia da visita, o Museu atualmente apresenta um acervo de mais de 350 mil obras, sendo que apenas uma pequena parte está exposta.

O museu coloca o visitante de frente com a realidade de uma nova proposta de atendimento na saúde mental, evidenciando traços encobertos da atividade mental inconsciente dos clientes, como eram chamadas as pessoas atendidas pela Dra. Nise.

A viagem ao Museu do inconsciente na cidade do Rio de Janeiro foi maravilhosa e o que mais me encantou foi a histórica, rica em detalhes, sobre Nise e seus clientes do Centro psiquiátrico Dom Pedro II. O Unis é um Centro Universitário que a cada dia proporciona ao aluno o conhecimento direto e principalmente um ensino diferenciado, só tenho o que agradecer pela Instituição”, comentou a aluna Laryssa Bittencourt.

Em diversos momentos da visita houve a companhia de um dos clientes do local, Sr. José Alberto de Almeida, que além de contar um pouco de sua história, pode provocar vários questionamentos nos ouvintes. Obras de Almeida foram expostas na Bienal de São Paulo em 2018.

As visitas técnicas buscam evidenciar os conteúdos trabalhados em sala de aula, permitindo a todos os participantes, alunos e professores, o contato com o ‘mundo vivido’, mais real e muito mais significativo. Conhecer o Centro Psiquiátrico Pedro II e o Museu de Imagens do Inconsciente nos depara com uma triste história da saúde mental nacional, mas ao mesmo tempo nos desafia e nos inspira a ver vida, criatividade e esperança nas formas de acompanhamento dos usuários do serviço, ou como dizia Dra. Nise da Silveira, seus clientes”, concluiu o Coordenador do curso, Prof. Ernani Guimarães Júnior.