Alunos de Pedagogia da FIC realizam mais uma edição do projeto “História na Praça”

No dia 10 de junho foi realizada mais uma edição do Projeto organizado pelo curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Cataguases (FIC), “História na Praça”.

Liderado pela Coordenadora do curso, Profa. Ma. Juliana Iennaco, o projeto, que teve início em 2015, é uma ação de extensão e responsabilidade social que pretende ressaltar o papel das histórias infantis como fonte de descoberta de lugares, formas de agir, de ser, de desenvolvimento da ética, do bem estar físico, emocional e promover o crescimento da criança.

Os alunos do quinto período do curso, responsáveis por essa edição do projeto, contaram a história “O casamento da Dona Baratinha”. A origem da clássica história da é incerta. O registro mais antigo é de 1872, intitulado “Histórias da Carochinha”, manuscrito que se encontra na Torre do Tombo, em Lisboa. Era uma crítica às mulheres solteironas que procuravam conquistar seus pretendentes com suas fortunas. Falando principalmente de amor, o conto aborda também outros temas, como a solidão, a partilha, o respeito pela personalidade de cada um, contestando também o verdadeiro valor do dinheiro e do amor. “O Casamento de Dona Baratinha” é o primeiro conto infantil traduzido do português de Portugal para o Brasil publicado em “Contos da Carochinha”.

A ação contou também com brincadeiras na praça, atividades lúdicas e pinturas faciais. O projeto “História na Praça” é realizado mensalmente na Praça Santa Rita, em Cataguases.