Alunos de Nutrição oferecem orientações alimentares para crianças através de teatro

No dia 12 de novembro alunos do terceiro e quarto períodos do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas realizaram uma atividade lúdica de orientação alimentar, com crianças do CEMEI Nave Mágica, em Varginha.

A atividade buscou dar orientações para a comunidade sobre a alimentação de crianças de 0 a 2 anos de idade. A alimentação é bem diferente ao longo dos ciclos da vida, até mesmo para crianças que têm quase a mesma idade.

Através de um teatro foram apresentados às crianças as frutas Vermelhas, amarelas e verdes e a orientação para o não consumo de alimentos ricos em açúcar que somente podem ser introduzidos na alimentação após os dois anos de idade.

O leite materno é extremamente importante para o recém-nascido, sendo exclusivo até os seis meses de vida. Só ele já supre as necessidades nutricionais e energéticas do bebê durante esse período. Após seis meses, é recomendado continuar este hábito de amamentação até dois anos de vida, mas pode-se adicionar alimentos complementares (como legumes, verduras e frutas) e água. Não é recomendado dar a criança alimentos que contêm açúcar.

Os alimentos complementares devem começar por um nível mais fácil: de colher e amassados. Ao longo do tempo a criança vai se adaptando em outras texturas dos alimentos e talheres.

Estas orientações trazem benefícios para o indivíduo desde os primeiros dias de vida até a vida adulta, evitando doenças como câncer e osteoporose.