Alunos de Nutrição ministram palestra sobre Câncer de Intestino

Os alunos do sexto período do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas ministraram uma palestra sobre Câncer de Intestino. A atividade foi realizada na Oncominas, no sábado, dia 19 de novembro.

De acordo com a Coordenadora do curso, Profa. Érika Aparecida Pereira de Azevedo, os estudantes usaram um recurso lúdico, o “intestino gigante” com o objetivo de conscientizar a população quanto aos fatores de risco para o câncer de intestino, “evidenciando a importância da nutrição na prevenção, identificação e tratamento dos cânceres, utilizando a educação nutricional como principal meio de reduzir a incidência e a mortalidade”, complementa.

“Uma dieta rica em fibras, composta de alimentos como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, grãos e sementes, além da prática de atividade física regular, previne o câncer colorretal. Deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas, de carnes processadas e de quantidades acima de 300 gramas de carne vermelha cozida por semana. Também são fatores de risco doenças inflamatórias do intestino, como retocolite ulcerativa crônica e doença de Crohn, bem como doenças hereditárias, como polipose adenomatosa familiar e câncer colorretal hereditário sem polipose”, concluiu a professora.