Alunos de Nutrição estudam interações com medicamentos utilizados por idosos em lares de Varginha e região

Nos meses de maio e junho alunos do terceiro período do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas visitaram lares de longa permanência de idosos em Varginha e região. Os universitários analisaram o prontuário de cerca de 100 idosos, buscando avaliar as interações e os prejuízos à saúde, gerados pelo uso de medicamentos.

As interações medicamentosas constituem um dos problemas mais comuns relacionados à utilização de medicamentos. Buscar informações sobre esse problema é essencial para a eficiência do tratamento farmacológico e para evitar prejuízos à saúde gerados pelo uso de medicamentos.

Sob a supervisão de profissionais de enfermagem que atuam nos lares, os alunos analisaram o prontuário dos moradores e anotaram os fármacos utilizados. Após essa coleta, eles realizaram uma revisão literária sobre a interação dos fármacos identificados, e avaliaram também os nutrientes que poderiam interferir nos medicamentos. Por fim, os estudantes retornaram aos lares e ofereceram materiais com orientações para os cuidadores baseados nos resultados observados.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a interação medicamentosa é definida como uma resposta farmacológica ou clínica à administração de uma combinação de medicamentos, diferente dos efeitos de dois agentes administrados individualmente. Existem interações medicamentosas do tipo medicamento-medicamento, medicamento-alimento, medicamento-bebida alcoólica e medicamento-exames laboratoriais. As interações medicamentosas podem ocorrer entre medicamentos sintéticos, fitoterápicos, chás e ervas medicinais.

Segundo os alunos a atividade proposta foi de grande importância para a futura atuação profissional dos universitários, pois permitiu a eles estudarem a farmacologia e a interação dos principais medicamentos utilizados pela população idosa.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos