Alunos de Letras do Grupo Unis criam minicurso de redação para auxiliar estudantes da rede pública no Enem

A cada módulo dos cursos a distância do Grupo Unis, os alunos são desafiados a desenvolverem uma atividade interdisciplinar, que reúne todos os conteúdos absorvidos pelos universitários em cada período, possibilitando uma maior compreensão teórica e prática da atuação profissional por parte dos estudantes.

Na mais recente atividade interdisciplinar realizada pelos universitários de EaD, o Colegiado do Curso de Letras pensou em criar um atividade que contribuísse tanto para o desenvolvimento das habilidades e competências requeridas a um estudante de Letras quanto para a comunidade. “Idealizou-se a criação de um Minicurso de Redação  (com foco no Enem) para alunos de uma escola pública da cidade de Varginha. Uma das relevâncias do projeto é auxiliar os estudantes que tiveram as aulas interrompidas por um período em função do isolamento social”, explicou a Coordenadora do curso de Letras do Grupo Unis, Profa. Dra. Carina Adriele Duarte de Melo.

A Escola Estadual Brasil, de Varginha, foi escolhida para participar do projeto e receber os conteúdos desenvolvidos pelos alunos de Letras. Os universitários foram divididos em três grupos, nomeados pela Coordenação do curso a partir de nomes de mulheres fortes da literatura nacional: o grupo Capitu foi responsável por elaborar questões objetivas sobre elementos que compõem a estrutura de uma redação, de acordo com os critérios avaliados pelo Enem; o grupo Aurélia teve o papel de gravar pequenas aulas sobre os elementos estruturais e narrativos avaliados no Exame; e o grupo Diadorim realizou a correção das redações desenvolvidas pelos estudantes do Ensino Médio.

Nesse tempo de isolamento, eu e outros colegas do curso de letras conseguimos instruir alunos da rede pública em relação à redação do Enem. A dinâmica da atividade interdisciplinar desse módulo consistiu em separar os alunos do curso superior de Letras em diferentes funções para auxiliar os alunos que farão o exame. Acredito que tenha sido uma experiência enriquecedora tanto para nós,  futuros professores, quanto para os alunos que receberam essa monitoria, desde a parte teórica da redação até o exercício prático da escrita do gênero requisitado pelo Enem”, ressaltou o aluno de Letras, Igor Becati.

Para o desenvolvimento do projeto os estudantes da Escola Brasil primeiro realizaram uma redação de diagnóstico, com o objetivo de possibilitar uma verificação da escrita dos alunos, por parte dos universitários de Letras. Após essa etapa os estudantes resolveram as 29 questões objetivas e assistiram às 27 videoaulas gravadas pelos universitários, reunindo todo o conteúdo necessários para que os estudantes desenvolvessem, na terceira etapa do projeto, uma redação modelo, de acordo com os critérios do Enem, contando com posterior correção, apontamentos e melhorias destacadas pelos universitários.

Para eleger a escola, contamos com o apoio do Prof. Alex Donizeti – docente no Unis e também na Escola Estadual Brasil. Sua colaboração foi imprescindível para construirmos a ponte entre o curso de Letras e os alunos da Educação Básica. Tem sido uma experiência muito gratificante ampliar diálogos entre o Ensino Superior e a Comunidade”, concluiu a Profa. Carina.

Todo o material do Minicurso de Redação desenvolvido pelos alunos de Letras, está disponível e pode ser acessado clicando aqui.