Alunos de Jornalismo vivenciam a prática do Telejornalismo em aulas no Laboratório de TV

Foto: Marco Antônio Leite

No dia 10 de setembro, alunos do quinto e sexto período do curso de Jornalismo do Centro Universitário do Sul de Minas tiveram uma aula prática no Laboratório de TV do Campus I, na disciplina de Telejornalismo. As atividades foram realizadas seguindo todos os protocolos de distanciamento social, uso de máscaras e ampla disposição de álcool em gel.

Foto: Marco Antônio Leite

Conduzida pelo Prof. Marco Antônio Leite, a aula foi voltada a colocar em prática os conhecimentos que os alunos trabalharam de forma remota nas aulas teóricas da disciplina. “A aula prática desenvolvida no laboratório de TV, foi de extrema importância para os alunos. Eles tiveram contato com ferramentas importantes de edição, captação e gravação em TV e puderam sentir um pouco da rotina do Telejornalismo”, afirmou o Prof. Marco Antônio Leite.

As aulas práticas serão realizadas quinzenalmente, às sextas-feiras, até o mês de novembro. “Com a aula prática no laboratório de TV do Unis, eu coloquei em prática o que venho estudando na faculdade através das aulas a distância. Foi muito importante porque com a pandemia ficamos sem as aulas presenciais e no laboratório temos equipamentos necessários no dia a dia do Telejornalismo e podemos aprender a usá-los para aumentar nossa prática e até mesmo ajudar na hora de conseguir um estágio ou emprego”, comentou a aluna Nathalia Cecília Luzia Martins.

Seguem depoimentos de outros alunos que estiveram presentes na aula prática:

Foto: Marco Antônio Leite

A aula foi boa e proveitosa, aprendemos muita coisa. Foi uma aula bem prática mesmo. O professor Marco Leite, como sempre, foi atencioso, tirou nossas dúvidas e tudo com bom humor. Usamos o estúdio, aprendemos a usar lapelas, usamos o teleprompter e aprendemos aos poucos a editar no Adobe Premiere. Foi muito interessante ter uma noção de como funciona um estúdio de TV no momento de gravação ou transmissão e ainda poder ver como as matérias de um jornal televisivo são editadas. Em relação à pandemia, não tivemos muita preocupação. Os casos de Covid-19 na cidade tem diminuído bastante, estávamos em apenas sete pessoas e boa parte dos munícipes já estão vacinados, eu inclusive. Ao entrar na faculdade, usamos álcool em gel e tivemos nossas temperaturas checadas. Usamos máscaras o tempo todo, exceto na hora de usar a lapela, mas apenas uma pessoa por vez e com distanciamento”, comentou o aluno Eduardo Bregalda Junior.

Foto: Marco Antônio Leite

Eu gostei muito. Foi uma experiência muito bacana nesse espaço”, comentou a aluna Isabela Simões da Cruz Ribeiro.

A aula foi muito boa e teve um bom funcionamento em nos ensinar. Aprendemos a usar a ferramenta de edição e a como falar em frente à câmera. Concluo que as próximas aulas serão boas e de grandes ensinamentos”, afirmou o aluno Gustavo Marangão.