Alunos de Jornalismo realizam produções audiovisuais tratando de Jornalismo e Sociedade

No início do semestre os alunos do primeiro, terceiro, quinto e sétimo períodos do curso de Jornalismo do Centro Universitário do Sul de Minas receberam uma proposta diferente para a realização do Projeto Interdisciplinar de Curso (PIC) de cada turma. Foi sugerido que todos os períodos realizassem projetos voltados para o tema: “Jornalismo e Sociedade”, destacando elementos sensoriais dentro das disciplinas ministradas para cada período.

Fotografia, Radiojornalismo, Telejornalismo e Documentário foram as áreas trabalhadas respectivamente pelas quatro turmas. No dia 27 de junho todos os alunos acompanharam a apresentação dos projetos de cada período, que despertaram, através do apelo sensorial, a consciência empática e emocional frente aos assuntos abordados.

Os alunos do primeiro período, orientados pelo Prof. Stefano Lopes, exploraram através das fotografias os cinco sentidos do corpo humano: olfato, paladar, tato, audição e visão. A turma organizou, no laboratório de fotografia do Campus I, uma exposição com todas as fotos realizadas pelos alunos.

O terceiro período do curso trabalhou com o Radiojornalismo, sob orientação da Profa. Fernanda Gomes, assuntos de saúde, esporte, segurança, cultura e educação, buscando explorar projetos que promovem o ser humano na sociedade.

Os alunos do quinto e sétimo períodos ficaram responsáveis pela parte audiovisual, com a produção de um Telejornal e um Documentário, respectivamente. O quinto período trabalhou com as editorias de cultura, esporte, culinária, saúde e comunidade, porém voltadas para o tema inicial de Jornalismo e Sociedade. Foi produzido então um telejornal reunindo as matérias gravadas e editadas por todos os grupos.

Os documentários dos alunos do sétimo período, orientados pelo Prof. Me. Rafael de Almeida, tiveram uma liberdade maior no que se refere à escolha do assunto que seria desenvolvido, porém sem abandonar a temática geral do Projeto. Autismo, Homofobia, Filantropia, foram alguns dos assuntos abordados pelos alunos em suas produções, que contaram também com a criação de produtoras por parte dos estudantes.