Alunos de Engenharia de Produção e Mecânica visitam polo industrial da FIAT em Betim

No dia 06 de novembro alunos dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica visitaram o polo industrial da FIAT, em Betim (MG).

Os alunos visitaram os principais setores produtivos da planta. Como a área das prensas, que conformam as chapas de aços até o formato desejado para cada modelo. Depois passaram pelo setor de funilaria, onde mais de 600 robôs trabalham simultaneamente soldando as partes metálicas do carro, formando assim o chassi do veículo.

Os estudantes conheceram o departamento de pintura, setor responsável pela limpeza, aplicação das camadas de proteção e pintura do veículo, conforme o pedido feito pelo cliente. Foi visitado também o setor de montagem final, onde os alunos puderam acompanhar todo o processo de montagem, desde a chegada do chassi da pintura, até o momento da primeira partida no motor, numa linha de produção contínua que apresenta diversas tecnologias de rastreabilidade para a perfeita montagem do veículo, com todos os opcionais escolhido pelo cliente.

Por fim foi vista a pista de teste, onde todos os veículos são submetidos a avaliações para detectar falhas durante o processo de montagem. De acordo com o Prof. Thiago Silva a visita foi de suma importância para que os alunos pudessem enxergar, na prática, tudo o que vivenciam dentro de sala de aula.

A escolha pela fábrica em questão, se deu pelo constante movimento que a empresa tem em busca da qualidade e excelência no processo, condições estas percebidas pelas instalações modernas e processos que primam pela aplicação correta das principais metodologias utilizadas no cenário industrial mundial. Todas estas questões são vistas pelos alunos dentro de sala de aula, mas nada supera a experiência de poder ver isso em prática, numa estrutura que opera com mais de 15 mil funcionários e tem capacidade de produção de 3000 veículos por dia”, comentou o Prof. Thiago.

A visita técnica realizada na FCA, Fiat Chrysler Automobiles, agregou bastante na nossa formação e nos deu condições de ampliar a nossa visão quanto engenheiros, pois foi possível ver a teoria aprendida dentro da faculdade sendo aplicada na prática, como os processos de fabricação, automação, qualidade, segurança, questão ambiental, e ainda, sem deixar de lado a responsabilidade social”, concluiu o aluno Wellisson Paschoal.