Alunos de Enfermagem realizam atividade de prevenção de quedas com idosos do Projeto Unis Sênior

No dia 19 de março alunos do quinto e sétimo período do curso de Enfermagem do Centro Universitário do Sul de Minas iniciaram suas atividades com os participantes do Projeto Unis Sênior.

Semanalmente os universitários abordarão temas de prevenção e promoção da saúde. O primeiro assunto explorado foi a “Prevenção de quedas da pessoa idosa”. Tema este de grande importância, visto que a queda é um evento bastante comum e devastador em idosos. Embora não seja uma consequência inevitável do envelhecimento, pode sinalizar o início de fragilidade ou indicar doença aguda.

Estima-se que há uma queda para um em cada três indivíduos com mais de 65 anos e que, um em vinte daqueles que sofreram uma queda sofram uma fratura ou necessitem de internação. Dentre os mais idosos, com 80 anos ou mais, 40% caem a cada ano. Dos que moram em asilos e casas de repouso, a frequência de quedas é de 50%.

Sobre o Unis Sênior

O Projeto Unis Sênior caracteriza-se como um projeto de natureza acadêmica, esportiva, sociocultural, e de extensão sustentado pelos pilares dos programas de Responsabilidade Social do Grupo Unis.

Tem como objetivo oferecer um espaço de convivência social, de aquisição de novos conhecimentos voltados para o envelhecimento sadio e, sobretudo, na tomada de consciência da importância da participação do idoso na sociedade, enquanto sujeito histórico. O Projeto teve início em 2014 com 50 alunos regularmente matriculados. Hoje a turma é composta por 80 alunos.

Os encontros da turma do Unis Sênior são realizados às terças e quintas-feiras, no Campus II da Instituição. São oferecidas oficinas diversas de acordo com o gosto e escolha de cada aluno. Hoje os participantes podem praticar atividades voltadas para: cuidados com a saúde; ginástica adaptada, hidroginástica, alimentos saudáveis, tecnologia digital, artesanato, massoterapia, cinema, dança de salão, fotografia e estimulação cognitiva.