Alunos de Administração vivenciam práticas do mercado de trabalho através da solução de problemas reais

Alunos do terceiro e quarto período do curso de Administração – Comércio Exterior do Centro Universitário do Sul de Minas realizaram uma atividade prática na disciplina de Pesquisa Operacional, com o objetivo de formularem situações-problema através de modelos matemáticos que representam uma versão simplificada de uma situação real.

De acordo com a responsável pela disciplina Profa. Poliana Tomaz, esses modelos são formulados, analisados e interpretados para a tomada de decisão qualificada. Para a resolução desses modelos de Programação Linear foram estudados os principais métodos que são: Método Gráfico e Implementação Numérica.

A resolução desses modelos utilizando os programas permite que se chegue à solução ótima que será apresentada para então iniciar o processo de decisão. “Com essa atividade, os alunos puderam resolver os modelos que foram formulados por eles através de situações-problema que foram propostas nas aulas. Além disso, utilizaram o conhecimento adquirido, a experiência pessoal e a visão de administrador para analisar, interpretar os resultados e simular o processo de decisão de acordo com cada situação apresentada”, explicou a Profa. Poliana.

A Pesquisa Operacional é uma metodologia administrativa (ou método científico) de tomada de decisões, cujo objetivo é fornecer ferramentas quantitativas ao processo de tomada de decisões.  Para isso, são utilizadas várias técnicas, sendo a mais popular delas a programação linear, que é o modelo matemático estruturado para resolver problemas que apresentem variáveis que possam ser medidas e cujos relacionamentos possam ser expressos por meio de equações e/ou inequações lineares.

A Pesquisa Operacional através da Programação Linear é capaz de apresentar soluções para situações envolvendo alocação de recursos, investimento, planejamento de produção e controle de estoque, rota de transporte, mistura e refinação, planejamento urbano, mineração, entre outros cenários.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos