Aluno do mestrado e professores do Grupo Unis participam do XI Seminário Análise de Cenário da ACIV

No dia 30 de junho a Associação Comercial e Industrial de Varginha (ACIV) realizou o XI Seminário Análise de Cenário, com o tema “Noções básicas para micro e pequenos empresários”.

O evento tem como objetivo informar sobre o atual cenário do país e teve enfoque em alertas e dicas para os micro e pequenos empresários, para que possam gerenciar sua empresa da melhor forma. O Seminário contou com a participação dos professores Guilherme Vivaldi e Márcio de Oliveira Pereira, do Grupo Unis.

Guilherme, que é também aluno do curso de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional, abriu as atividades do Seminário, falando sobre planejamento de empresas, dando dicas e alertas aos empresários presentes. “É importante entender que nenhuma empresa é igual, ou seja, o planejamento não pode ser o mesmo, e lembrar que o mundo está em constante mudança, então é sempre importante revisar suas estratégias de gestão. Outro ponto importante em uma empresa é a comunicação, deixar as coisas claras para todos os colaboradores e funcionários e estar em constante contato com eles”, ressaltou Guilherme.

Em outro momento, o Prof. Márcio falou aos presentes sobre finanças de empresas, destacando um dado que mostra uma mortalidade muito alta de micro e pequenas empresas, em um período de dois anos após sua fundação, um dos grandes motivos é a falta de conhecimento sobre o capital de giro, fator muito importante para manter a empresa aberta e o sucesso da mesma. “Administrar é planejar, organizar, dirigir e controlar recursos, visando atingir determinado objetivo. Enquanto gerir, é conduzir a empresa para a obtenção dos resultados desejados”, explicou.

O Seminário Análise de Cenário é uma realização da ACIV e sua próxima edição será no mês de setembro.