Aluno do curso de Letras reúne textos de estudantes e professores em um livro

O aluno Kennedy Barbosa, do sexto período do curso de Letras do Centro Universitário do Sul de Minas, implantou um projeto pedagógico durante seu estágio na Escola Estadual Padre José Espíndola, no município de Pimenta em Minas Gerais, que resultou na criação de um livro. O estudante reuniu na obra os textos, trabalhos e ilustrações desenvolvidas pelos próprios alunos e professores da Escola.

De acordo com o aluno este livro é um projeto que visa valorizar e incentivar todas as formas de comunicação utilizadas pelos indivíduos, principalmente pelos estudantes. “Trata-se, portanto, de uma oportunidade de aproximar os alunos dos escritores, livros e formas de arte, propiciando que as produções feitas durante o período letivo sejam eternizadas na escola. Este volume também servirá como material de leitura e pesquisa, base para novas edições e uma marca especial do bom trabalho desenvolvido por essa instituição escolar”, explicou.

As correções dos textos dos alunos antes da publicação foram superficiais, conservando a realidade de suas produções do dia a dia escolar. Em algumas situações foi preservada a linguagem informal não padronizada. “O objetivo não é a perfeição, mas simplesmente revelar a capacidade criativa dos novos escritores e artistas”, ressaltou Kennedy.

O livro possui edições digitais e impressas. “A venda desta obra não tem nenhum fim lucrativo, mas apenas custear a edição do livro e dar sequência às próximas edições. Aproveito esta oportunidade para convidar todas as pessoas que queiram participar da próxima edição. Todo o material recebido será avaliado e poderá fazer parte desta história”, comentou.

Os textos desenvolvidos pelos colaboradores da obra estão reunidos aqui. “Encontrar caminhos para um aprendizado significativo e emancipador torna-se essencial, pois educar é construir novos conhecimentos em comunhão com seus pares, libertando-se da veracidade já constituída em prol da oportunidade de galgar novos saberes”, concluiu Kennedy.

A edição digital pode ser encontrada clicando aqui. Enquanto a versão impressa da obra pode ser adquirida através dos contatos: kypessoa@gmail.com ou (37) 98816-2217.